Skip to main content

 

Confira os destaques desta segunda-feira (8/11)

Metano na pecuária

(Foto: Gabriel Faria/Embrapa)

 

Com um rebanho de mais de 214 milhões de cabeças de gado distribuídas entre 2,6 milhões de produtores, a pecuária brasileira pode precisar de uma verdadeira revolução para conseguir alcançar as metas de redução de emissões de metano assumidas pelo Brasil durante a COP26. Especialmente em promover o acesso aos recursos e à tecnologia. O setor respondeu por 65% do metano emitido pelo país no último ano, com 20,2 milhões de toneladas, alçando o Brasil ao grupo dos cinco maiores emissores globais do gás.

Hidrogênio verde

(Foto: Thinkstock)

 

Entre todas as possibilidades de se obter uma matriz energética menos poluente, a exemplo do que já pode ser visto com o etanol e o biogás, surge no cenário mundial o hidrogênio verde, que recebe esse nome por ser derivado de fontes renováveis. A molécula pode ser utilizada para gerar energia e dar origem a produtos que não agridem o ambiente. As propriedades, benefícios e os desafos para o uso do hidrogênio verde foram apresentados e discutidos na programação do Brasil durante a Conferência do Clima (COP26), em Glasgow, na Escócia.

Qualificação dos produtores

 

(Foto: Divulgação)

 

Qualificar os produtores rurais é condição para que se possa atender critérios de sustentabilidade e de rastreabilidade na agricultura, tendo em vista o cumprimento de metas relacionadas às mudanças climáticas. Se isso não for feito, parte desses produtores, hoje menos eficientes, podem ser excluídos e levados à pobreza. Foi o que defendeu o Ministério da Agricultiura, no último fim de semana, duranet evento sobre florestas, agricultura e o comércio de commodities, na COP26, em Glasgow, na Escócia.

Plantio da safra nova

(Foto: Bom Futuro/Divulgação)

 

O plantio da safra de soja 2021/2022 no Brasil atingia 67% da área estimada para o País até quinta-feira (4), em comparação com 52% uma semana antes e 56% no mesmo período do ano passado. O levantamento é da AgRural, que destaca que chuvas intercaladas com períodos de tempo firme permitiram mais uma semana de avanço acelerado no plantio.

Preço da soja

(Foto: Bom Futuro/Divulgação)

 

Os preços da soja sinalizam queda mesmo no período da entressafra, informa, nesta segunda-feira (8/11), o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Segundo os pesquisadores, os níveis atuais são os menores desde julho, o que é atípico para esta época do ano.

Consumo de café

(Foto: Pexels)

 

A Organização Internacional do Café (OIC) elevou em 1,9% sua previsão sobre o consumo de café na safra global 2020/21, retornando às taxas de crescimento anteriores à pandemia. O consumo é estimado em 167,2 milhões de sacas de 60 kg, impulsionado por uma perspectiva de maior flexibilização das restrições relacionadas à pandemia e às expectativas de recuperação econômica, segundo a OIC. De acordo com a OIC, a produção ficou praticamente estável em 169,6 milhões de sacas, um aumento de 0,4% em relação ao período anterior.

Imposto de importação

(Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta segunda-feira (08/11), que a redução de imposto de importação anunciada pelo Brasil na semana passada vai na direção correta, ainda que seja temporária e moderada. Na sexta-feira (05/11), o governo anunciou o corte temporário de 10% das alíquotas do imposto de importação incidentes sobre boa parte das compras externas do país, antecipando de forma unilateral iniciativa em negociação com os parceiros do Mercosul sob o argumento de que o Brasil tem urgência em lidar com a aceleração da inflação.

Batata gigante

agricultura-hortifruti-batata-gigante (Foto: AP)

 

Um casal da Nova Zelândia colheu em seu jardim uma batata de 7,9 kg, que deve ser a maior do mundo, segundo informações da agência Associated Press (AP). Colin Craig-Brown e a mulher Donna estavam capinando o jardim quando bateram em algo muito grande abaixo da superfície do solo. Ao cavar, descobriram a batata, que passa em mais de 2 kg a maior batata registrada no Guinness World Records, colhida em 2011 na Grã-Bretanha, que pesava pouco menos de 5 kg. O casal inscreveu a batata no Guiness e aguarda homologação.

Bicampeão com recordes

(Foto: PBR)

 

O brasileiro José Vitor Leme confirmou o favoritismo e conquistou, neste domingo (7/11), o bicampeonato mundial de montaria em touros da Professional Bull Riders (PBR), depois de cinco dias de competição, nas finais disputadas em Las Vegas, nos Estados Unidos. O peão terminou ainda como vencedor da etapa final, levando a fivela de ouro.
Source: Rural

Leave a Reply