Skip to main content

 

Confira os destaques desta sexta-feira (5/11)

Luto nas artes

(Foto: Divulgação)

 

A cantora Marília Mendonça morreu, nesta sexta-feira (5/11), aos 26 anos, em um acidente aéreo, em Minas Gerais. A aeronave, onde estavam a artista e outras quatro pessoas, caiu em um aárea próxima ao município de Caratinga. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais divulgou o seguinte comunicado, conforme publicado pelo portal G1: "O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informa que nesta sexta (5/11), ocorreu a queda de uma aeronave de pequeno porte, modelo Beech Aircraft, na zona rural de Piedade de Caratinga. O CBMMG confirma que a aeronave transportava a cantora Marília Mendonça e que ela está entre as vítimas fatais."

Citricultura na Justiça

(Foto: Pixabay)

 

A Justiça de Londres aceitou nesta sexta-feira (5/11) julgar a ação movida por cerca de 1.500 produtores de laranja de São Paulo e Minas Gerais contra o empresário José Luis Cutrale e seu filho José Luis Cutrale Jr., que são proprietários da Sucocítrico Cutrale, uma das maiores exportadoras de suco de laranja do mundo. A ação se refere às perdas sofridas pelos citricultores devido às ações de um suposto cartel formado pela Cutrale e outras duas grandes indústrias de suco. As empresas são acusadas de reduzir artificialmente os volumes de laranja entregue pelos produtores, baixar os preços de compra da fruta e impor custos adicionais aos agricultores independentes, o que levou muitos a abandonarem a atividade.

Crédito rural

(Foto: Marcos Santos/USP Imagens )

 

A contratação de crédito rural de julho a outubro, os quatro primeiros meses do Plano Safra 2021/2022, soma R$ 124,5 bilhões, 39% mais que em igual período da safra anterior. Segundo o Ministério da Agricultura, em nota, foram 843 mil operações (+2%) feitas por produtores rurais, cooperativas e agroindústria. A contratação de crédito para investimentos cresceu 55% em relação à safra passada. "No balanço, o saldo para novas contratações de investimento é de 47% da programação inicial, ou seja, ainda restam R$ 34,3 bilhões distribuídos nos diferentes programas", disse a pasta na nota.

Causa verde

Entramos de cabeça na causa verde após início hesitante, diz Guedes. (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira que o governo entrou de cabeça na causa verde após "início hesitante", e defendeu que a vocação da região amazônica seja repensada nesse contexto pelo seu potencial de virar uma "selva do silício". Em participação a partir de Brasília em painel de estande montado pelo Brasil na COP26 em Glasgow, no Reino Unido, o ministro afirmou que a imagem de que o país não preserva recursos naturais não é correta.

Finanças verdes

(Foto: Gabriel Faria/Embrapa)

 

Um Projeto de Lei (PL) na Câmara dos Deputados visa vincular o crédito público para a cadeia produtiva da carne a critérios de sustentabilidade. A intenção é vetar a concessão de subsídios e benefícios a pecuaristas e outros agentes do setor que não estiverem de acordo com as regras do Código Florestal Brasileiro. O texto menciona como subsídios, subvenções, incentivos fiscais, financiamento, perdão de dívidas e doações. Ficariam sem acesso a esses benefícios o criador de gado ou empresa agropecuária que tenha sido punida por crimes ambientais no período de 36 meses ou compre animais e insumos de origem animal vindos de áreas de desmatamento ou com incidência de crimes ambientais.

Safra de aveia

(Foto: Getty Images)

 

O aumento na demanda e a adoção de cultivares mais produtivas no campo devem levar o Brasil a colher mais de um milhão de toneladas de aveia. O relatório de safra de grãos mais recente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado ainda em outubro, estimou uma colheita de 1,088 milhão de toneladas referente à safra 2021/2022, um aumento de 27,7% em relação à anterior (852,6 mil toneladas).

Biodiesel

(Foto: REUTERS/Jamil Bittar)

 

Em 28 de outubro, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou uma resolução que muda o modelo de comercialização do biodiesel no Brasil substituindo o sistema de leilões que vigora há 15 anos com a intermediação da Petrobras por uma negociação direta entre produtores e distribuidores. A mudança que, teoricamente, dá liberdade de negociação ao setor que ajuda o país no esforço de redução das emissões de gases de efeito estufa foi classificada como “desastrosa” por entidades e representantes da cadeia do biodiesel, mas foi saudada como vantajosa para o consumidor e um grande avanço para o desenvolvimento do biodiesel por Erasmo Carlos Battistella, presidente da BSBios, empresa do ECB Group, líder nacional em biodiesel no país.

Preço do frango

Frangos (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)

 

Os preços médios da carne de frango no mercado interno recuaram em outubro, após cinco meses de alta, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). "A pressão veio das vendas mais lentas, especialmente na segunda metade do mês. Ressalta-se que o preço médio da proteína em outubro ainda superou em mais de 20% o do mesmo mês de 2020, em termos reais, o que representa um alento ao setor avícola, que trabalhou com margens apertadas – e até negativas -, devido aos elevados custos de produção, especialmente os relacionados à alimentação e à energia elétrica", disse o Cepea em relatório.

Marketing do agro

New Holland (Foto: Divulgação)

 

Os fãs do tênis vão ver um anunciante diferente na quadra da disputa do Nitto ATF Finals, tradicional torneio mundial que encerra a temporada do tênis masculino há mais de 50 anos. Nesta sexta, a New Holland Agriculture, fabricante mundial de máquinas agrícolas que pertence ao grupo CNH Industrial, anunciou que será um dos patrocinadores do torneio que vai reunir os oito melhores tenistas de simples da temporada e as oito melhores duplas em Turim, na Itália, entre os dias 14 e 21 de novembro. O torneio será transmitido ao vivo para o Brasil e mais 180 países.
Source: Rural

Leave a Reply