Skip to main content

Um sistema de baixa pressão formado na quarta-feira (3/11) provocou o retorno da chuva no estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no extremo sul do Paraná. De acordo com a Rural Clima, não foram chuvas intensas, porém suficientes para voltar a molhar algumas áreas que preocupavam devido a falta de chuva. Esse mesmo sistema ainda provoca nesta quinta-feira (4/11) algumas precipitações pontuais no Sul.

Chuvas retornaram ao Sul do país e agora devem se concentrar no Centro-Norte (Foto: Getty Images)

 

A chuva deve se concentrar no Centro-Norte do Brasil ao longo do dia. "Um ciclone no mar entre os litorais do Sudeste e Nordeste está provocando a formação de um corredor de umidade sobre o Amazonas, Pará, Tocantins, Acre, Rondônia, centro-sul do Maranhão e do Piauí, Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e centro-norte de Mato Grosso", informa Alexandre Nascimento, agrometeorologista.

Além disso, há um novo sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o Brasil, e o deslocamento de uma frente fria no final de semana pelo Sul do país. "O corredor de umidade concentrado pelo Centro-Norte deve avançar pelo Sul e causar novas chuvas no final de semana".

saiba mais

Empresas do agronegócio firmam parceria para reduzir emissões de gases de efeito estufa

Fundo pode investir mais de R$ 100 milhões em pesquisa na Amazônia

 

Apesar da La Niña – de fraca intensidade, as condições de atlântico não desfavorecem por completo o Sul do Brasil. "A força e a frequência da chuva é menor em relação ao restante do país, mas talvez seja suficiente para não haver quebra no Rio Grande do Sul", finaliza Nascimento.
Source: Rural

Leave a Reply