Skip to main content

Altos custos de produção e problemas de oferta tem levado a uma alta dos preços da alface no mercado, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O ritmo menor de venda nas propriedades rurais levou a uma redução do ritmo de plantio, limitando a disponibilidade da hortaliça no mercado.

Com menor ritmo de vendas, produtor diminuiu plantio (Foto: Ernesto de Souza / Ed. Globo)

 

"Os altos custos de produção aliados a menores vendas reduziram o ritmo de plantio de alface nas roças paulistas nas últimas semanas, o que acabou limitando a oferta da folhosa no mercado. Chuvas também acarretaram perdas às lavouras, com ocorrência de mela e queima em algumas localidades", diz o Cepea, em boletim, nesta quarta-feira (3/11).

Entre os dias 25 e 29 de outubro, as cotações da alface crespa subiram 8% em comparação com a semana anterior, de acordo com levantamento com base na região de Mogi das Cruzes, em São Paulo. O valor médio foi de R$ 14,98 a caixa com 20 unidades. A alface americana subiu 5,52% no período, com média de R$ 15,30 a caixa com 12 unidades, na mesma região.

De acordo com os pesquisadores, a tendência é de manutenção dos preços em patamares elevados, já que a oferta deve permanecer reduzida nas próximas semanas.

saiba mais

Agricultura urbana beneficia cooperativa de catadores, em Goiás

Preços de frutas e hortaliças mantêm alta no país

 
Source: Rural

Leave a Reply