Skip to main content

Mais de 100 líderes mundiais prometeram nesta segunda-feira (01/10) suspender e reverter o desmatamento e a degradação da terra até o final da década, com o apoio de 19 bilhões de dólares em verbas públicas e privadas que serão investidas na proteção e restauração das florestas.

Planeta perdeu 258 mil quilômetros quadrados de floresta em 2020 (Foto: Ana Cotta/CCommons)

 

O comunicado conjunto das negociações da COP26 em Glasgow foi apoiado por líderes de países incluindo Brasil, Indonésia e a República Democrática do Congo, que representam coletivamente 85% das florestas do planeta.

saiba mais

COP-26 e o agronegócio: 5 desafios do Brasil no combate às mudanças do clima

 

A Declaração de Glasgow dos líderes sobre o uso de florestas e terras irá cobrir florestas que totalizam mais de 33 milhões de quilômetros quadrados, de acordo com um comunicado do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, em nome dos líderes.

"Teremos a chance de encerrar a longa história da humanidade como conquistadora da natureza, e ao invés disso, nos tornamos seus guardiões", afirmou Johnson, que classificou o acordo como inédito.

saiba mais

Brasil anuncia meta de reduzir emissões em 50% até 2030

 

Uma série de iniciativas governamentais e privadas adicionais foram lançadas nesta segunda-feira para ajudar a chegar ao objetivo, incluindo bilhões prometidos para guardiões indígenas da floresta e para iniciativas de agricultura sustentável.

As florestas absorvem cerca de 30% das emissões de dióxido de carbono, de acordo com a organização não governamental World Resource Institute (WRI). As florestas capturam as emissões da atmosfera e previnem que elas causem o aquecimento do clima.

Ainda assim, a proteção natural climática está desaparecendo rapidamente. O planeta perdeu 258 mil quilômetros quadrados de floresta em 2020, de acordo com a iniciativa de acompanhamento do desmatamento do WRI, a Global Forest Watch. A área é maior do que o Reino Unido.

Source: Rural

Leave a Reply