Skip to main content

O papa Francisco fez um apelo aos líderes mundiais presentes na cúpula da COP26 da ONU sobre mudanças climáticas neste domingo para que ouçam "o grito da Terra e o grito dos pobres".

Francisco, que fez da proteção do meio ambiente uma pedra angular de seu pontificado, disse em sua bênção na Praça São Pedro que esperava que a reunião em Glasgow fornecesse "respostas eficientes e oferecesse esperança concreta às gerações futuras".

Papa Francisco fez um apelo aos líderes que participam da COP26, na Praça de São Pedro (Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters)

 

Foi a segunda vez em três dias que o papa fez um apelo aos participantes da reunião da Organização das Nações Unidas para que concordassem com ações e não com meras palavras na cúpula climática, que começa neste domingo.

Na sexta-feira ele disse à rádio BBC que o encontro estava acontecendo em um momento crucial porque a pandemia de Covid-19, a crise ambiental e os problemas de abastecimento de alimentos estavam juntos criando uma "tempestade perfeita" que corria o risco de provocar rupturas na sociedade.

saiba mais

G20 fala em ação "eficaz", mas oferece poucos compromissos sobre clima

 

Ele ressaltou essas preocupações no domingo, pedindo à multidão que visita uma exposição na Praça São Pedro sobre sua encíclica "Laudato Si" (Louvado Seja) de 2015 sobre o meio ambiente feita por um fotógrafo de Bangladesh. Os cientistas dizem que esse país será um dos mais afetados pela elevação do nível do mar.

O papa de 84 anos havia dito várias vezes que esperava participar da COP26, mas o Vaticano anunciou em 8 de outubro que sua delegação seria chefiada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, sem explicar os motivos para a ausência do papa.
Source: Rural

Leave a Reply