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As rodovias e portos do país seguem sem paralisações significativas, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Infraestrutura na tarde desta segunda-feira (01/11). Caminhoneiros anunciaram para esta segunda uma paralisação das atividades, em protesto contra condições desfavoráveis de trabalho. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) chegou a divulgar imagens de um bloqueio no porto de Ijuí, no Rio Grande de Sul, e outro no porto de Mucuripe, no Ceará. A pasta, no entanto, contesta, e diz que são falsas.

Viatura da Polícia Rodoviária Federal em posto de combustível na BR-040, em Valparaíso de Goiás, durante protesto de caminhoneiros 09/09/2021 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 

“Portos seguem operando dentro da normalidade. Também não foi registrada nenhuma ocorrência em centros de distribuição de combustíveis. Movimentação normal”, afirma o Ministério em nota. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), resta apenas um único ponto de concentração no km 276 da BR-116/RJ (Dutra) no município de Barra Mansa. Sem bloqueio e sem abordagem a caminhoneiros que seguem viagem.

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A greve vem sendo anunciada pelos caminhoneiros deste o dia 16 de outubro, em encontro organizado pela CNTTL junto com o Conselho Nacional do Transportes Rodoviário de Cargas (CNTRC) e Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Autônomos (Abrava). Entre as principais reivindicações, estão a revisão da política de preços de combustíveis da Petrobras e o retorno da aposentadoria especial da categoria, a partir de 25 anos de serviço.

Na semana passada, caminhoneiros autônomos da região da Baixada Santista, em São Paulo, anunciaram apoio ao movimento. Neste fim de semana, o governo obteve uma série de liminares na Justiça, que impedem bloqueios de rodovias em vários estados do Brasil.

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Para o agronegócio, uma greve de caminhoneiros neste momento, com o plantio da safra em andamento, traz preocupação. O setor vive um momento de crise na oferta de insumos – especialmente fertilizantes e químicos – por causa de problemas logísticos em escala global e questões geopolíticas em países produtores.
Source: Rural

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