Skip to main content

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021 terá início na próxima segunda-feira (1º). Nesta etapa, deverão ser vacinados cerca de 78 milhões de bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade. A vacinação ocorrerá na maioria dos Estados brasileiros, conforme o calendário nacional de vacinação, informa o Ministério da Agricultura, em comunicado.

Quase 80 milhões de bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade serão vacinados nesta etapa (Foto: Seapec/CCommons)

 

Das 19 unidades da Federação que fazem a vacinação neste período, no Amazonas e em Mato Grosso participam apenas os municípios que ainda não têm reconhecimento de áreas livres de febre aftosa sem vacinação.

O ministério destaca que as vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2ºC e 8ºC, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

saiba mais

Mato Grosso do Sul inicia plano de retirada de vacinação contra aftosa

 

Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu Estado. A declaração de vacinação deve ser feita de forma on line ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.Em caso de dúvidas, a orientação é para que criador procure o órgão de defesa sanitária animal de seu Estado.
Source: Rural

Leave a Reply