Skip to main content

 

Confira os destaques desta terça-feira (26/10)

Embargo da China

(Foto: Tingshu Wang/Reuters)

 

A China retomou, nesta terça-feira (26/10), o processo para liberar cargas de carne bovina exportada pelo Brasil após 4 de setembro, quando foram suspensas as certificações por parte do governo brasileiro devido a dois casos atípicos de mal da vaca louca no país. Segundo a consultoria Agrifatto, pelo menos três frigoríficos já foram notificados pelas autoridades chinesas para enviar a documentação relacionada a mais de 300 mil toneladas paralisadas nos portos chineses.

Preços das carnes

(Foto: Getty Images)

 

Há quase dois meses sem conseguir exportar carne bovina para o seu principal cliente internacional, o Brasil vivenciou a primeira queda no preço médio das carnes depois de 16 meses. Foi o que apontou o relatório do IPCA-15, prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (26/10). Segundo o IBGE, houve redução de 0,31% para carnes no período de 16 de setembro a 16 de outubro, pressionado pela desvalorização dos cortes bovinos dianteiros.

Inflação

(Foto: Divulgação)

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ficou em 1,20% em outubro, 0,06 ponto percentual (pp) acima da taxa de setembro (1,14%). Trata-se da maior variação para um mês de outubro desde 1995 (1,34%) e a maior variação mensal desde fevereiro de 2016 (1,42%). O IPCA-15, divulgado nesta terça-feira (26/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é uma prévia da inflação oficial do país, o IPCA.

Gripe aviária

(Foto: REUTERS/Stringer)

 

Uma disparada no número de pessoas da China infectadas com a gripe aviária neste ano está aumentando as preocupações de especialistas, que dizem que uma linhagem que já circulava parece ter mudado e pode ser mais infecciosa para os humanos. A China relatou 21 infecções do subtipo H5N6 da gripe aviária em humanos em 2021 à Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo registrado somente 5 casos no ano passado.

COP 26

(Foto: Reprodução/Zoom)

 

Uma corrida contra o tempo. Foi assim que Alok Sharma, presidente da COP-26, resumiu a urgência de frear o aquecimento global e reduzir os danos provocados pelas mudanças climáticas. Ele falou com a imprensa, nesta terça-feira (26/10), sobre as expectativas para a Conferência do Clima, a ser realizada em Glasgow, na Escócia, a partir de domingo (31/10). Na entrevista coletiva, feita via internet, ele disse que a economia global se desenvolveu através dos combustíveis fósseis no decorrer da história, mas agora é o momento de zerar as emissões de gases de efeito estufa.

Energia limpa

(Foto: Valdinei Rodrigues de Brito)

 

Os Estados Unidos veem o Brasil como aliado em matéria de energias renováveis, afirmaram esppecialistas durante o Summit Brazil Green Grid 2021. O evento foi realizado nesta terça-feira (26/10) para discutir a importância de se investir mais no uso de energia limpa para o processo de descarbonização da economia mundial. Representantes dos dois governos, além da iniciativa privada, trataram da urgência da transição global para uma economia de baixo carbono.

Mudanças climáticas

(Foto: TV Brasil/Divulgação)

 

A Coalização Brasil Clima, Florestas e Agricultura, iniciativa que reúne empresas do agronegócio, instituições financeiras, terceiro setor e pesquisadores, divulgou nota, nesta segunda-feira (25/10), manifestando preocupação com as alterações na Política Nacional de Mudanças Climáticas aprovadas pelo Senado Federal na última quarta-feira (20/10).

Processamento de cana

(Foto: Getty Images)

 

As usinas de cana-de-açúcar do Centro-Sul processaram 19,69 milhões de toneladas do produto na 1ª metade de outubro da safra 2021/22, o que representa uma queda de 46,77% sobre o volume apurado na mesma quinzena da safra 2020/2021 (36,99 milhões de toneladas). O Estado de São Paulo registrou moagem de 11,02 milhões de toneladas (-49%) e nos demais Estados da região Centro-Sul a quantidade processada na quinzena alcançou 8,67 milhões de toneladas (-43,65%).

Fixação Biológica do Nitrigênio

(Foto: REUTERS/Marcelo Texeira)

 

Uma pesquisa da Embrapa Meio Ambiente concluiu que o uso de inoculantes para fixação biológica de nitrogênio (FBN) em cana-de-açúcar reduz em até 16% a severidade das doenças foliares na cultura. O setor é o quarto mais importante na pauta de exportações brasileiras, com participação de 9,9% e uma receita de US$ 9,9 bilhões em 2020, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Rim de suíno

(Foto: Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil)

 

Pesquisadores brasileiros realizaram edição genética em porcos como parte de estudo que tem como objetivo o xenotransplante – técnica que permitiria transplantar órgãos e tecidos de suínos para seres humanos – no futuro. O grupo está em busca de recursos e planejam testes em humanos daqui a dois anos. Os estudos são conduzidos pela Universidade de São Paulo (USP).
Source: Rural

Leave a Reply