Skip to main content

Nos próximos 10 dias, as chuvas devem voltar com maior contundência ao Brasil. De acordo com a Rural Clima, mesmo que ainda de forma irregular, as precipitações estão cada vez mais contínuas.

Chuva deve favorecer andamento da safra nova de soja (Foto: José Medeiros/Ed.Globo)

 

Na manhã desta terça-feira (26/10), já há muitas áreas de instabilidade sobre a região central do Brasil e algumas pancadas de chuva isoladas no sudoeste de Minas Gerais e norte do Tocantins. A previsão é de eventuais pancadas sobre o Tocantins, Maranhão, região leste do Pará e algumas áreas entre Goiás e Minas Gerais. No restante do Brasil, o tempo fica bastante seco e sem previsões de chuva.

A partir da quarta-feira (27/10), é possível observar áreas de instabilidade ganhando força sobre a região central. "Esse sistema deve causar chuvas em grande parte das regiões produtoras de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia, devido a presença de uma frente fria no Oceano Atlântico entre São Paulo e Rio de Janeiro", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. Na quinta-feira (28/10), esse sistema ganha força e há previsões de chuva mais volumosas, principalmente sobre Goiás.

saiba mais

Plantio de soja avança e chega a 68% da área, em Mato Grosso

Rio Grande do Sul colhe o trigo em cenário de bons preços

 

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Paraguai e sul do Mato Grosso do Sul seguem com tempo aberto. Porém, "essas áreas de instabilidade começam a descer gradativamente, e com a formação de uma nova frente fria, o sistema ganha força no sábado (30/10) e traz chuvas generalizadas sobre o país, inclusive na região Sul".

Toda região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia) devem ter chuvas irregulares nos próximos dias, mas a tendência é que no fim de semana as precipitações se intensifiquem e, desta forma, beneficiem o andamento do plantio da nova safra de soja.
Source: Rural

Leave a Reply