Skip to main content

As vendas de etanol atingirão máximas recordes na França neste ano e no próximo, apoiadas pela forte demanda pelo combustível E85 com alto teor de etanol, à medida que os proprietários de automóveis buscam alternativas mais baratas à gasolina, disseram produtores nesta quinta-feira.

Os preços dos combustíveis dispararam tanto na França que os ministros cogitaram a possibilidade de vales combustível para famílias de baixa renda na segunda-feira, enquanto o governo do presidente Emmanuel Macron busca limitar os danos do aumento dos custos.

Carro sendo abastecido em Nice, na França. (Foto: REUTERS/Eric Gaillard)

 

O consumo de etanol, feito principalmente a partir de beterraba e grãos na França, deve subir para cerca de 12 milhões de hectolitros este ano, acima do recorde de 2019, após cair cerca de 10% em 2020, pois a pandemia manteve os motoristas em casa, disse Sylvain Demoures, secretário-geral do SNPAA, em uma entrevista por telefone.

E a tendência foi projetada para 2022 também, levando-a a mais um recorde, acrescentou.

O preço médio do E85, contendo até 85% de etanol, estava em 0,69 euro por litro na França, na sexta-feira da semana passada, contra 1,72 euro por litro para a gasolina 98 sem chumbo, mostraram dados do governo.

saiba mais

Petrobras eleva gasolina e gás de cozinha em 7,2%

Açúcar e etanol mantêm tendência de alta no mercado paulista

 

Embora seja necessário cerca de 25% a mais de etanol para o veículo percorrer a mesma distância, a vantagem de preço continua significativa, o que fez com que os consumidores franceses corressem para os carros flex –que podem rodar com gasolina, etanol ou uma mistura dos dois– e os kits de combustível flex que permitem que carros convencionais funcionem com combustível com alto teor de etanol. Os kits custam em média mil euros (1.164 dólar), com instalação incluída.

A FlexFuel Energy Development, que afirma ser líder da França no mercado de kits de combustível flex, disse que o número de kits instalados aumentou 37% desde junho.

Leia mais sobre Economia
Source: Rural

Leave a Reply