Skip to main content

O Brasil deve ter chuvas mais generalizadas entre os próximos 40 e 45 dias, favorecendo a continuidade do plantio da safra 2021/2022 de soja, que  segue em ritmo acelerado. De acordo com a Rural Clima, as condições atuais indicam a ocorrência do fenômeno climático La Niña. Mas a intensidade é de fraca a moderada, com pouca influência sobre o regime de chuva no país.

"De forma geral, há condição extremamente favorável de chuva nesses próximos 40 dias, dando condições para o plantio da soja e desenvolvimento do milho, café, cana e laranja. La Niña está aí, mas vai ter pouco impacto sobre o regime de chuvas no Brasil, afirma o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, em boletim divulgado via internet.

Condições meteorológicas favorecem o plantio acelerado da safra nova de soja (Foto: Bom Futuro/Divulgação)

 

Santos destaca que, na quinta-feira (21/10), choveu na região do Matopiba (confluência entre os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), viabilizando o plantio da safra nova. Na região sul, pelo contrário, o tempo ficou mais aberto.

No final da semana, uma frente fria deve levar chuva para o sul. Posteriormente, a frente fria avança para a área mais central do Brasil fazendo chover em outras regiões ao longo da última semana de outubro. O tempo aberto no sul, no entanto, não é ruim para os produtores, afirma Santos.

saiba mais

Plantio da soja atinge 22% da área, o segundo mais rápido da história

 

"É bom porque o Rio Grande do Sul e Santa Catarina estavam sofrendo para a colheita do trigo. Agora, começa uma condição favorável para a colheita do trigo e para o plantio da soja, já que entre sábado e domingo volta a chover", explica o agrometeorologista.

O período de maior atenção para o produtor rural da região sul do Brasil deverá vir no mês de dezembro, quando a região deve ficar mais seca.
Source: Rural

Leave a Reply