Skip to main content

Os Ministérios da Agricultura do Brasil e da Colômbia assinaram, na terça-feira (19/10) um memorando de entendimento com o objetivo de reforçar a cooperação técnica na agricultura. A assinatura fez parte da agenda oficial do presidente colombiano Ivan Duque no Brasil, que esteve presente à cerimônia junto com o presidente Jair Bolsonaro.

O documento foi assinado pela ministra Tereza Cristina e pelo ministro Rodolfo Enrique Zea Navarro. Prevê o intercâmbio de informações técnicas e estatísticas, além da criação de vínculos entre as duas administrações públicas, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em comunicado.

Ministérios da Agricultura da Colômbia e do Brasil assinaram memorando de cooperação bilateral (Foto: Guilherme Martimon/Mapa)

 

De acordo com a ministra Tereza Cristina, o Brasil poderá conhecer melhor a experiência colombiana no fortalecimento de cadeias produtivas, como a do cacau. Já a Colômbia poderá se beneficiar da experiência brasileira em políticas de apoio à agricultura familiar e regularização fundiária, divulgou a pasta.

Foi assinada também uma carta de intenção para que as autoridades dos dois países possam trabalhar em conjunto para viabilizar certificados sanitários para produtos agropecuários.

saiba mais

Programa adotará tecnologias sustentáveis em mais 72 milhões de hectares, diz ministra

Bolsonaro diz que vai no mínimo dobrar limite de venda de agricultura familiar

 

“Hoje, estamos dando importantes passos no sentido de ampliar as possibilidades de comércio e cooperação. Estou certa de que essas iniciativas vão gerar resultados positivos, incluindo o aumento da corrente de comércio entre nossos países”, disse a ministra, de acordo com comunicado da pasta.

Segundo o Ministério da Agricultura, em 2020, as exportações de produtos agropecuários do Brasil para a Colômbia foram de cerca de US$ 400 milhões e o Brasil importou da Colômbia menos de US$ 100 milhões.
Source: Rural

Leave a Reply