Skip to main content

No segmento de transportes, mais de 40% dos custos operacionais são compostos pelo consumo de combustível. Por isso, a eficiência energética é um diferencial competitivo importante, não só por reduzir custos, mas também por promover a sustentabilidade.

“Os caminhões com maior eficiência energética proporcionam redução nos gastos totais com combustível, contribuindo com a rentabilidade da operação. Além disso, essa diminuição no consumo também apoia a redução de emissão de gases do efeito estufa, contribuindo para uma operação de transporte mais sustentável”, afirma Paulo Genezini, gerente de pré-vendas da Scania Brasil.

Para a empresa, a eficiência energética se constrói a partir de uma soma de detalhes. É resultado de uma revolução completa na linha de caminhões, que proporciona até 20% de economia no consumo de combustível.

Conheça mais sobre o R540 6×4, a solução perfeita para o Agro

Economia no consumo de combustível tem impactos financeiros e ambientais (Foto: Divulgação)

 

Entenda quais são as inovações embarcadas nos veículos Scania que permitem alcançar esse percentual.

1. Nova cabine e novo pacote aerodinâmico
Economia proporcionada: até 4%

Diferencial: O novo design envolve melhorias no para-brisa, para-sol, teto, paralamas, espelhos, lacunas entre painéis e luzes embutidas, além de uma reformulação nas saias laterais e nos defletores laterais de teto. O resultado é a redução da turbulência e do atrito com o ar.

“A Scania também conta com o pacote aerodinâmico, composto pelos defletores de ar, não só os laterais e superiores, mas também um quase imperceptível localizado abaixo do para-choque e as saias laterais. Todos eles contribuem para diminuir a resistência do ar, minimizando o consumo de combustível.”, complementa Paulo Genezini, gerente de pré-vendas da Scania Brasil.

2. Actcruise
Economia proporcionada: até 3%

Diferencial: O piloto automático inteligente controla a velocidade de cruzeiro e as trocas de marcha, além de monitorar o trajeto e memorizar a rota percorrida de forma a aproveitar os aclives e declives com a máxima eficiência. “O Scania Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente”, descreve Paulo Genezini.

Ao se aproximar de um aclive, trecho que naturalmente haverá diminuição de velocidade, o Scania Actcruise determina a melhor aceleração para subir de forma mais suave e com menos troca de marcha, podendo aumentar em até 4% a velocidade do controle de cruzeiro. Em contrapartida, quando se aproxima de um declive, onde haverá aumento de velocidade, o sistema reduz a velocidade em até 12% a fim de utilizar o próprio peso do veículo e em alguns casos a inércia. Nesse caso, o actcruise, em conjunto com a função eco-roll, poderá desconectar a caixa de embreagem e rolar em neutro de forma segura, minimizando o consumo de combustível.

3. Controle de Aceleração ou acelerador inteligente
Economia proporcionada: até 5%

Diferencial: A tecnologia atua com base na análise da carga do motor, peso do veículo, posição do pedal de aceleração e do deslocamento do veículo. Dessa forma, evita acelerações bruscas e desperdício de combustível por conta de injeções desnecessárias.

“Para viagens com alternância de velocidade e tráfego intenso, por exemplo, a contribuição do controle de aceleração é ainda mais notável”, explica o gerente. “Todo o resultado foi validado pela Engenharia Scania em mais de 500 mil km de demonstrações por topografias variadas e diversas regiões do país”.

4. Novos motores
Economia proporcionada: até 8%

Diferencial: Os motores da Nova Geração de Caminhões Scania contam com o novo sistema de injeção XPI, que garante maior eficiência da combustão, por meio de uma injeção de alta pressão. “Essa tecnologia faz com que a queima do combustível seja mais eficiente, conseguindo alcançar máximo torque e potência com uma menor quantidade de combustível”, comenta Paulo Genezini.

Além disso, considerando que cada operação de transporte tem seus desafios e necessidades, a Scania desenvolveu diferente modelos que se adequam de forma personalizada e sob medida para cada operação. Por exemplo, se o de 7 litros é ideal para ambientes urbano, o agronegócio tende a se beneficiar do modelo de 13 litros, com baixa rotação e alto torque, ideal para longas distâncias.

Quer economizar até 20% de combustível em sua operação? Responda ao pequeno formulário a seguir para falar com um consultor Scania e esclarecer todas as suas dúvidas.

Para saber mais, acesse www.solucoesscania.com.br.
Source: Rural

Leave a Reply