Skip to main content

Um corredor de umidade de estende do sudeste ao norte, passando por áreas, do Centro-oeste, concentrando chuvas na área central e norte do Brasil ao longo da semana. De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Rural Clima, só deve voltar a chover nas áreas mais ao sul do país a partir do fim de semana.

De acordo com a Rural Clima, chuva deve se manter no centro e norte do Brasil (Foto: Getty Images)

 

De acordo com nascimento, um sistema de alta pressão inibe a formação de nuvens carregadas no sul, o que impede a ocorrência de chuvas e Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. Ao mesmo tempo, o corredor de umidade proporcionado por uma frente fria que chega pelo mar faz chover nas áreas mais litorâneas e nas capitais do sul e sudeste.

A terla-feira (19/10) também deve ser de tempo instável nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e MAto Grosso, além do norte, de forma mais geral. São esperava chuvas também, ainda que irregulares, na região do Mapitoba (confluência entre os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia)

saiba mais

Plantio da soja atinge 22% da área, o segundo mais rápido da história

 

A situação só deve mudar a partir da sexta-feira (22/10), para quando está previsto o avanço de um sistema de baixa pressão do Paraguai em direção do Brasil. Segundo Alexandre Nascimento, essa situação deve proporcionar maiores volumes de chuva no Paraguai e no Estado do Paraná entre o final do mês de outubro e o início de novembro.

"Novembro e dezembro devem ser de mair atenção nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina", afirma o meteorologista, em boletim divulgado pela internet.
Source: Rural

Leave a Reply