Skip to main content

Quero saber qual o nome dessa planta que já consumi em salada e refogada?
Jaqueline Ferreira

Almeirão de árvore, hortaliça.
(Foto: Jaqueline Ferreira)

R: A planta é conhecida como almeirão-de-árvore ou almeirão-roxo (Lactuca canadensis), e pertence à mesma família botânica da alface (Asteraceae). Originária da América do Norte, é aparentemente mais usada aqui do que em qualquer outro lugar. Os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro são os maiores consumidores, e existem lavouras comerciais na região serrana fluminense.

O almeirão-de-árvore é um tipo de alface silvestre de sabor amargo e pode ser colhido por três a cinco meses, mesmo quando inicia o pendoamento responsável pelo crescimento de cerca de 2 metros de altura, característica que confere o nome à planta. Após o florescimento vem a formação das sementes que se dispersam naturalmente, caindo ao solo, sendo comum o manejo de plantas espontâneas sem a necessidade de replantio nos anos seguintes.

Quando novas, as folhas são consumidas frescas em saladas, mas o uso mais comum é prepará-las refogadas, preparo que confere um sabor peculiar à hortaliça e reduz o amargor típico de folhas cruas, como as de almeirão e chicória, que são da espécie Cichorium intybus.

Consultor: NUNO RODRIGO MADEIRA, pesquisador da área de fitotecnia e olericultura da Embrapa Hortaliças, BR 060, Km 09, Caixa Postal 218, CEP 70275-970, Brasília (DF), tel. (61) 3385-9000, www.embrapa.br/fale-conosco
Source: Rural

Leave a Reply