Skip to main content

Tratar de questões como segurança alimentar, a dinâmica do uso da terra no Brasil, uso da terra e da tecnologia, além de perspectivas de desenvolvimento sustentável. É  a proposta do livro Sustentabilidade no Agronegócio, editado pelos engenheiros Cleverson Vitório Andreoli e Arlindo Philipi Junior, que reúne uma série de discussões sobre a produção agrícola no século 21.

(Foto: Editora Manole)

Andreoli é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Meio Ambiente pela mesma instituição. É também assessor científico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no Paraná. Philipi Junior é engenheiro civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e livre-docente em Gestão Ambiental (USP).

Lançado pela editora Manole, o livro trata, na primeira parte, de como a chamada "governança ambiental" pode ser adotada a favor de um agronegócio mais sustentável. Reúne temas como segurança alimentar, um panorama sobre o desenvolvimento do agronegócio no Brasil e um análise do uso da terra na Amazônia.

Na segunda, a obra se concentra em sistemas e práticas sustentáveis, além de indicadores para a construção de um agro mais sustentável. Entre os assuntos, estão sustentabilidade energética, conversão de pastagens degradadas e agricultura de precisão.

Na terceira parte, o foco são os serviços ecossistêmicos e as mudanças climáticas e sua interconexão com a produção agropecuária. Integração lavoura-pecuária-floresta, reserva legal, preservação de nascentes e agricultura familiar são alguns dos assuntos em discussão.

saiba mais

Novo livro de Itamar Vieira Junior destaca vida no campo e povos originários

Livro 'O Direito no Agronegócio Globalizado' aborda aspectos jurídicos do campo

 

Já a última parte do livro trata de aspectos ligados à legislação. Nos capítulos finais, são tratados de temas como regulação de agrotóxicos, impacto ambiental do uso de pesticidas, além de direito ambiental.

"O agronegócio do século 21 envolve práticas de preservação ambiental nas atividades agrícolas e pecuárias, bem como adoção de tecnologias e aplicação de métodos sustentáveis na rotina do campo. Praticar a sustentabilidade na agricultura é proteger a biodiversidade, produzir alimentos saudáveis e de boa qualidade", ressalta, em nota, a editora.
Source: Rural

Leave a Reply