Skip to main content

O diretor-executivo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), QU Dongyu, destacou neste sábado (16/10) a crise global de insegurança alimentar instalada após a pandemia de Covid-19. Em mensagem para comemorar o Dia Mundial da Alimentação,  Dongyu afirmou que “a insegurança alimentar global não é tão grave há anos” e que a pandemia continua sendo um desafio mundial.

criança-fome-pobreza-pobre (Foto: Getty Images)

 

“Todos sabemos que, mesmo antes do início da pandemia de COVID-19; estávamos fora do caminho para acabar com a fome e a desnutrição no mundo até 2030. Mais de 800 milhões de pessoas no mundo enfrentaram a fome em 2020, apesar do fato de que o mundo está produzindo alimentos suficientes para alimentar todos nós”, afirma Dongyu em nota na qual também critica o desperdício de alimentos.”

saiba mais

Agricultores lutam contra a fome e a miséria em um dos municípios mais ricos do agro

 

“Cerca de 14% dos alimentos que produzimos são perdidos e 17% são desperdiçados, o que significa um custo de um trilhão de dólares para o ser humano. Sem contar os preciosos recursos que vão para produzi-lo. Isso é impensável e inaceitável! Devemos transformar nossos sistemas agroalimentares para serem mais eficientes, resilientes, transparentes e sustentáveis”, completa o diretor-executivo da FAO.

Segundo o secretário geral da ONU, António Guterres, a pandemia de Covid-19 deixou mais 140 milhões de pessoas sem acesso aos alimentos de que precisam. “Ao mesmo tempo, a maneira como produzimos, consumimos e desperdiçamos alimentos tem um grande impacto no nosso planeta. Exercendo uma pressão histórica sobre os nossos recursos naturais, clima e meio ambiente – e nos custando trilhões de dólares por ano”, observa Guterres.

saiba mais

No "celeiro do mundo", fome avança sobre a zona rural

 

Criado em 1981 para lembrar a criação da própria FAO, o dia mundial da alimentação é comemorado em 150 países. “O Dia Mundial da Alimentação não lembra apenas a importância dos alimentos para todas as pessoas do planeta, é também um apelo à ação para garantir segurança alimentar em todo o mundo”, destaca o secretário geral da ONU.
Source: Rural

Leave a Reply