Skip to main content

Em 2011, o projeto Pecuária Verde mudou a configuração ambiental em Paragominas (PA). O Estado, na época, apresentava o maior índice de desmatamento do país, com 3.008 km² suprimidos, de acordo com dados do sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Há uma década, a situação já incomodava o mercado externo.

O incentivo à agricultura familiar é uma das práticas sustentáveis sugeridas pelo estudo (Foto: Divulgação)

 

Logo depois, em 2012, o Brasil avançou com a implementação do Código Florestal. Enquanto isso, em Paragominas, o que mais preocupava os produtores era o tamanho do passivo em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Reserva Legal. A preocupação era com a adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), além dos custos de regularização para ficarem em conformidade com a lei.

Foi nessecenário que o Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, junto às organizações The Nature Conservancy (TNC) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), criasse o projeto Pecuária Verde, a fim de aumentar a rentabilidade e a produtividade do campo, aprimorar o bem-estar animal,melhorar o desempenho ambiental e valorizar os trabalhadores.

O resultado, depois de quatro anos, foi um índice de passivo com APPs de 1,2% do tamanho das propriedades que participaram da iniciativa. Com adequação ambiental e agrícola, as fazendas foram rapidamente incluídas no CAR.

saiba mais

Coletivo incentiva agricultura urbana na periferia de Recife

Projeto inaugura horta e ensina pessoas de baixa renda a plantar no interior de SP

 

Apesar de já encerrado, o Pecuária Verde até hoje é um exemplo de trabalho em prol da sustentabilidade. Tanto que é referência de um estudo que aponta caminhos para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos municípios. O trabalho, nomeado SEEG Soluções, foi elaborado pelo Observatório do Clima, uma coalizão de organizações criada em 2002 para discutir as mudanças climáticas, com base em dados das emissões nos 5.570 municípios que estão na plataforma do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG).

Ao indicar 87 soluções para viabilizar cidades verdes, 16 delas são voltadas à agropecuária, além de outras correlatas. São ações que visam à mitigação das emissões de gases de efeito estufa ou adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, considerando cinco atividades econômicas: resíduos, energia elétrica, mobilidade urbana e transportes, agropecuária e mudanças no uso da terra.

A recuperação de pastagens é uma das indicações. Francisco Fonseca, coordenador de governança para conservação ambiental da TNC, acompanhou todo o processo do Pecuária Verde e lembra que, para sair do papel, o programa foi pensado coletivamente. “Dá para avançar em esfera municipal, sim, porém, deve-se buscar o leque de parcerias necessárias”, diz Fonseca, ao defender a descentralização da gestão ambiental aos municípios.

saiba mais

Estudantes da USP projetam estufas urbanas para produzir alimentos de forma sustentável

Empresa pretende inaugurar duas fazendas urbanas em São Paulo até dezembro

 

16 soluções sustentáveis para agropecuária

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais sobre Cidades Verdes
Source: Rural

Leave a Reply