Skip to main content

O plantio da soja da safra 2021/22 atingiu na quinta-feira passada (7) 10% da área estimada para o Brasil, em comparação com 4% uma semana antes e 3% no mesmo período do ano passado. O levantamento é da consultoria AgRural, divulgado nesta segunda-feira, 11.

Segundo relatório da consultoria Safras & Mercado, 89,2% da produção de soja da safra 2020/2021 já foi comercializada (Foto: REUTERS/Jorge Adorno/File Photo)

 

"A semana passada registrou chuvas em boa parte do Brasil, que favoreceram o avanço das máquinas em regiões mais adiantadas e também o início dos trabalhos onde o produtor ainda esperava melhora da umidade para começar a semear a safra 2021/22 de soja", afirmou a AgRural em nota.

Os Estados em ritmo mais acelerado são Mato Grosso – que superou a máxima de cinco anos – e Paraná. A consultoria lembra que, no primeiro Estado, as chuvas irregulares impediram que os trabalhos se acelerassem mais e, no segundo, o problema foi o excesso de umidade.

saiba mais

Sojicultores venderam 89,2% da safra 2020/2021, aponta Safras

Clima irregular atrasa o plantio da soja no Paraná e preocupa produtores

 

Nos demais Estados produtores, já há plantio mesmo com chuvas abaixo do ideal. As pancadas recentes foram suficientes para dar condições de semeadura em várias áreas. O cenário é considerado mais promissor do que o da safra passada pela AgRural.

Milho

A semeadura do milho verão 2021/22, por sua vez, alcançou, na quinta-feira passada, 38% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, levemente abaixo dos 39% de um ano atrás. Os trabalhos desaceleraram no Sul por causa da umidade, enquanto São Paulo e Minas Gerais começaram a botar em campo as plantadeiras.

Leia mais sobre Soja
Source: Rural

Leave a Reply