Skip to main content

Uma pesquisa realizada pela Embrapa Agrossilvipastoril concluiu que os sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) podem acelerar a precocidade sexual de novilhas nelore. O estudo realizado em Sinop (MT) traz contribuições para pecuaristas que trabalham com sistema de cria.

(Foto: Divulgação)

 

A pesquisa contou com parceria da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), que financiou parte das despesas de custeio e de mão de obra, e com a Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), que viabilizou os animais.

De acordo com o estudo, coordenado pelo pesquisador Luciano Lopes, nos sistemas ILPF, as melhores condições térmicas geradas pela sombra das árvores influenciaram a concentração sérica do fator de crescimento IGF-I nas novilhas.

Já os sistemas ILP, com pastagem precedida por dois anos de lavouras de soja, resultaram em maior ganho de peso e influenciaram na espessura da gordura da garupa.

saiba mais

Exportações de carne bovina bateram recorde em setembro

Rio Grande do Sul passa a ter seguro contra febre aftosa

 

“Quanto mais rápido o animal entrar em produção melhor. É interessante a novilha parir o quanto antes e manter um parto por ano após a maturidade. Quanto mais cedo iniciar esse ciclo, mais bezerros ela pode gerar. A precocidade depende de alguns fatores genéticos, da raça, mas o ambiente e a pastagem também podem contribuir para acelerar isso”, explica Lopes.

Foram estudadas 48 novilhas nelores, de 14 a 16 meses de idade, divididas em quatro tipos de tratamentos. Um com pecuária convencional, outro em sistema ILP com dois anos de lavoura e dois anos de pastagem, e dois sistemas silvipastoris, sendo um com linhas simples de eucaliptos (clone H13) distantes 37 metros entre si e outro com linhas triplas de eucaliptos com renque de 30 metros. Em todas as áreas foi usada a forrageira Brachiaria brizantha cv. Marandu e o manejo e adubação do pasto foi o mesmo.

De acordo com o coordenador da pesquisa, ao mostrar que as novilhas da raça nelore apresentam melhores indicadores de precocidade sexual quando criadas em um sistema integrado, o estudo traz uma nova perspectiva de manejo para as propriedades de cria, principalmente aquelas localizadas em regiões mais quentes do Brasil.

“É interessante que o produtor tenha em sua fazenda configurações diferentes de sistemas e que possa manejar categorias diferentes, ou subcategorias. Após a desmama, ILP é mais indicada para ganho de peso. Para o animal que se inicia na fase de reprodução, o sistema silvipastoril parece ser mais interessante, estimulando melhor a parte hormonal”, recomenda o pesquisador.

saiba mais

De olho em mercado mais exigente, fazendas do Brasil eliminam a marcação a fogo nos bovinos

 

De acordo com os dados coletados, os bezerros nascidos das vacas dos sistemas silvipastoris e da integração lavoura-pecuária tiveram peso médio sem diferença estatística, entre 34,5 e 35,8kg. Já os bezerros das vacas que ficaram na pastagem em sistema exclusivo, nasceram menores, com peso médio de 25,4kg.

Lopes explica que não é possível atribuir o resultado a apenas um fator, como o menor peso das vacas na pastagem exclusiva. Para ele, a soma dos fatores climáticos, fisiológicos e corporais foram responsáveis pela diferença. O menor peso dos bezerros ao nascerem vai refletir no peso ao desmame e no tempo de engorda.

Próximos passos

A base experimental foi instalada há dez anos. De lá para cá, tem sido objeto de diferentes estudos de pesquisadores da Embrapa e de instituições parceiras. Em relação aos animais, primeiramente foram desenvolvidas pesquisas sobre ganho de peso em machos da raça nelore, mostrando que os sistemas integrados aumentam a produtividade, porém, a diferença de ganho fica menor na medida em que se aumenta a entrada de nutrientes na pastagem e a suplementação da alimentação.

saiba mais

Governo propõe proibir uso de miúdos na produção de carne moída

Carne bovina enviada pelo Brasil à China em setembro pode ser incinerada

 

Também já foram desenvolvidas pesquisas sobre a sanidade animal e a forragicultura. Novos resultados sairão nos próximos meses com indicadores sobre resposta imune de novilhas nelore em diferentes sistemas e sobre a ocorrência de verminoses.

Além das pesquisas com animais, pesquisadores de diferentes especialidades avaliam o desempenho da lavoura, a integração entre os componentes, a dinâmica de água e solo, ocorrência de pragas, emissões de gases de efeito estufa, microbiologia do solo e outros.
Source: Rural

Leave a Reply