Skip to main content

O Brasil notificou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre um caso de peste suína clássica (PSC), no norte do Ceará. Segundo as informações divulgadas pelo órgão internacional, nesta segunda-feira (11/10), nove animais foram diagnosticados com a doença pertenciam a uma criação de subsistência dos quais oito morreram e um foi sacrificado.

Brasil tem 15 Estados considerados livres da peste suína clássica. Caso no Ceará não afeta status das demais regiões do país (Foto: National Pork)

 

“As investigações ainda estão em andamento para identificar a origem e as ligações epidemiológicas. As medidas de erradicação serão implementadas com abate dos animais existentes na propriedade e contatos dentro da mesma unidade epidemiológica”, explica o boletim da OIE ao destacar que o Ceará não faz parte da zona livre de preste suína clássica no Brasil.

saiba mais

Especialistas ressaltam a importância da fiscalização contra a peste suína

 

Também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, peste suína clássica é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta somente suínos e javalis e não oferece riscos à saúde humana nem tem impacto na saúde pública. O último caso da doença no país ocorreu em outubro do ano passado em uma criação de subsistência no Piauí.

No Brasil, a zona livre da doença comporta 15 Estados (RS, SC, PR, MG, SP, MS, MT, GO, DF, RJ, ES, BA, SE, TO, RO e AC) além do Distrito Federal. A região concentra mais de 95% de toda a indústria suinícola brasileira e não registra casos desde janeiro de 1998.
Source: Rural

Leave a Reply