Skip to main content

 

Confira os destaques desta sexta-feira (8/10)

Decreto sobre agrotóxicos

(Foto: Getty Images)

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou decreto que altera regras sobre produção, pesquisa, utilização, importação e exportação de agrotóxicos no Brasil. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira. De acordo com a secretaria-geral da Presidência, os principais objetivos do decreto são "reformular o processo de análise de registros, facilitar a pesquisa com agrotóxicos para viabilizar inovações tecnológicas e implementar ações para proteger os aplicadores de agrotóxicos".

"On farm" preocupa indústria

(Foto: Editora Globo)

 

A publicação de um decreto nesta sexta-feira (08/10) alterando as normas para produção, pesquisa, utilização, importação e exportação de agrotóxicos no Brasil já era esperada pela indústria. A medida, segundo Christian Lohbauer, presidente executivo da CropLife Brasil, entidade representativa do setor, “desburocratiza o processo de avaliação”, prestigiando o registro de novas moléculas e atualizando leis editadas há mais de 3 anos. Mas há um ponto de preocupação, segundo ela: a autorização para produzir insumos biológicos e orgânicos para uso próprio – prática popularmente conhecida como “on farm”.

Trigo Transgênico

Trigo (Foto: Embrapa)

 

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) adiou, mais uma vez, a decisão sobre a liberação comercial de trigo transgênico no Brasil para consumo humano e animal. O assunto estava na pauta da sua 245ª reunião ordinária do colegiado, que ocorreu nesta quinta-feira (7), de forma sigilosa, mas ainda não foi "deliberado", segundo o presidente da entidade, Paulo Barroso. "A empresa requerente encaminhou os documentos solicitados à CTNBio e a Comissão está se debruçando sobre esses dados. No mais breve possível, pretendemos deliberar sobre o assunto", disse Barroso em "live" para informe sobre as deliberações da reunião.

Dia Mundial do Ovo

(Foto: Gettyimages)

 

O consumo de ovos no Brasil atingiu níveis recordes nos últimos anos, sueprando a média global. E o cenário para o futuro é de continuidade dessa tendência, avalia a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a indústria do setor, em nota alusiva ao Dia Mundial do Ovo, comemorado nesta sexta-feira (8/10).  A data, definida pela Comissão Internacional do Ovo, é celebrada na segunda sexta-feira de outubro desde 1996. No Brasil, o ovo atende consumidores dos mais variados perfis de consumidores, destaca a ABPA. E consumo cresceu de forma significativa no país: de 148 unidades per capita anuais em 2010, para 251 unidades em 2020, volume recorde.

Vendas de soja

 (Foto: REUTERS/Roberto Samora)

 

Até esta sexta-feira (8/10), 89,2% da produção de soja da safra 2020/2021 avia sido comercializada, segundo relatório da consultoria Safras & Mercado. Os números mostram um avanço de 3,3 pontos percentuais em comparação aos dados divulgados no dia 1 de setembro, que indicavam 85,9% do volume já comprometido. A proporção considera uma estimativa de safra de 137,19 milhões de toneladas. Assim, o total de soja já negociado é de 122,39 milhões de toneladas. Na avaliação da consultoria, o cenário atual é de produtores seguem retraídos, negociando apenas o necessário durante momento que acreditam ser mais favoráveis.

Alimentação na Amazonia

(Foto: Fernando Martinho)

 

No foco das discussões sobre desenvolvimento sustentável, o bioma amazônico tem 30% de sua população atuando em empregos relacionados à produção, processamento e venda e alimentos. A participação, revelada por um estudo feito com base em dados do IBGE, supera a média nacional, de 23,7%. Mas inclui um alto índice de informalidade: 70%, enquanto a proporção em outros setores da economia no próprio bioma é de 50%. O trabalho foi feito pelo projeto Amazônia 2030, iniciativa de pesquisadores brasileiros com o objetivo de formular um plano de desenvolvimento sustentável para a região.

COP 26

(Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 

O vice-presidente Hamilton Mourão defendeu, nesta sexta-feira (08), a articulação de países da região amazônica para ter uma voz "clara e coerente" diante da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a chamada COP26, que começará no final do mês em Glasgow, na Escócia. Mourão argumentou que é preciso se contrapor à tentativa de transferir para as nações que abrangem o bioma a responsabilidade das ações para combater as mudanças climáticas.
Source: Rural

Leave a Reply