Skip to main content

O consumo de ovos no Brasil atingiu níveis recordes nos últimos anos, sueprando a média global. E o cenário para o futuro é de continuidade dessa tendência, avalia a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a indústria do setor, em nota alusiva ao Dia Mundial do Ovo, comemorado nesta sexta-feira (8/10)

A data, definida pela Comissão Internacional do Ovo, é celebrada na segunda sexta-feira de outubro desde 1996. No Brasil, o ovo atende consumidores dos mais variados perfis de consumidores, destaca a ABPA. E consumo cresceu de forma significativa no país: de 148 unidades per capita anuais em 2010, para 251 unidades em 2020, volume recorde.

Ovos (Foto: Getty images)

 

A indústria projeta  para 2021 um consumo de 255 unidades per capita, com produção anual superior a 54,5 bilhões (o equivalente a 1.728 ovos por segundo). 

Segundo Ricardo Santin, presidente da ABPA e do Conselho de Administração do Instituto Ovos Brasil (IOB), as fortes campanhas de informação e a versatilidade do ovo mudaram o quadro de consumo. O acesso mais fácil em relação a outras proteínas, como as carnes, também foi um fator de estímulo à demanda pelo produto.

“Os últimos dois anos foram marcantes para os produtores de ovos, que viram o Brasil superar a média global de consumo de ovos, que é de 230 unidades anuais. É o rompimento de um paradigma do produto, que sempre foi popular, mas que agora é, de fato, amplamente consumido no país”, avalia Santin, na nota da ABPA.

saiba mais

Exportação de ovos no 1º semestre aumenta 145%, para 5,6 mil toneladas

Por que a peste suína africana importa para a avicultura?

 

A perspectiva de que 2022 traga um novo aumento no consumo de ovos nos Brasil. O volume médio per capita é projetado pela Associação em 262 unidades por ano, mesmo em meio a um cenário de perda de competitividade na produção, influenciada pela alta nos custos da cadeia produtiva.

“O custo elevado de outras proteínas coloca o ovo em uma situação vantajosa, reforçado pela posição que a proteína assumiu na percepção do consumidor em relação à saudabilidade do produto. O ovo não é só um produto versátil, popular e gourmet ao mesmo tempo. Ele agora assumiu, definitivamente, uma posição estratégica para a segurança alimentar do país”, avalia Ricardo Santin.

Leia mais sobre Aves
Source: Rural

Leave a Reply