Skip to main content

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo e o Fundo de  Defesa da Citricultura (Fundecitrus) firmaram, na terça-feira (5/10) acordo para estimular o  desenvolvimento sustentável da citricultura, por meio do Projeto Citrus SP Sustentável. O trabalho conjunto será realizado ao longo de cinso anos, com o objetivo de auxiliar citricultores no combate às pragas e doenças dos citros, com destaque para o greening, considerado a maior ameaça fitossanitária à citricultura mundial.

A parceria busca capacitar pequenos e médios citricultores com intercâmbio de resultados de pesquisa, transferência de novas tecnologias e troca de experiências. Estão previstos projetos educativos, realizados pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e Coordenadoria  de Defesa Agropecuária (CDA) juntamente com o Fundecitrus.

Laranja (Foto: Pixabay)

 

 

O cinturão citrícola, que abrange São Paulo e Triângulo e Sudoeste de Minas Gerais, é a principal região produtora do Brasil. Na região, a citricultura gera cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos e mantém 182 mil hectares de mata preservada, destaca o comunicado do Fundecitrus, lembrando também que, recentemente, o Governo de São Paulo anunciou a redução do ICMS sobre o suco de laranja.

Para o secretário estadual de Agricultura, Itamar Borges, a parceria ajuda a fortalecer o setor, importante sob os aspectos econômico, social e ambiental. “Este é um passo importantíssimo para atuarmos juntos na conscientização,  orientação e combate ao greening. O nosso propósito é um só, é fortificar a  citricultura, apoiar o produtor e gerar emprego e renda”, disse ele, de acordo com o divulgado pelo Fundecitrus.

saiba mais

São Paulo anuncia redução do ICMS do suco de laranja

Greening volta a avançar pelos pomares de citros e técnicos reforçam alerta

 

O presidente do Fundo de Defesa da Citricultura, Lourival Monaco, diz que as ações conjuntas devem fortalecer ainda mais a citricultura paulista. “As medidas estabelecidas visam ao desenvolvimento sustentável  do setor e serão importantes para conter o avanço do greening, respeitando as  características das regiões do ponto de vista edafoclimático, cultural, social e fitossanitário”, afirma.

Combate ao greening

A ênfase ao greening não é por acaso. A doença não tem cura e causa sérios danos à produção, com diminuição da produtividade e da qualidade dos frutos. De acordo com levantamento anual realizado pelo Fundecitrus, o greening está em 22,37% das laranjeiras do cinturão citrícola, o que equivale a mais de 43 milhões de árvores. Em relação a 2020, a incidência cresceu 7,2%. Este é o maior patamar desde sua identificação no Brasil, em 2004, e também é o quarto salto consecutivo da doença. 

Leia mais notícias sobre Laranja no site da Globo Rural

O presidente do Fundecitrus ressalta que a incidência média não é o melhor  indicador da gravidade do problema, pois existem regiões bastante críticas, onde  a incidência de plantas doentes ultrapassa os 50%, e também regiões menos  afetadas e mais controladas. 

“Temos que estender a todas as regiões o manejo integrado do greening para  manter a eficácia de um controle que tem mostrado sucesso onde é incorporado às tecnologias operacionais e fitossanitárias”, afirma Monaco.
Source: Rural

Leave a Reply