Skip to main content

 

Boa noite! confira os destaques desta terça-feira (5/10)

Crise dos insumos

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

As vitaminas “subiram e sumiram”. É assim que o gerente de produtos para Aquacultura da Guabi Saúde e Nutrição Animal, João Manoel Cordeiro Alves, resume os eventos recentes no mercado de ingredientes para a suplementação de rações para animais de produção. O que, inicialmente, se apresentava como um problema logístico, com dificuldades para importar esses insumos, está se tornando uma crise de abastecimento, com fechamento de fábricas na China, onde está concentrada 90% da produção mundial desses produtos.

Seguro contra aftosa

(Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

 

Quatro meses após conquistar o status de livre de febre aftosa sem vacinação, o Rio Grande do Sul implementou um mecanismo para proteger os pecuaristas em caso de manifestação de foco da doença em seus rebanhos. O contrato foi assinado nesta segunda-feira (4/10) entre o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e a seguradora canadense Fairfax, na sede da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), em Porto Alegre.

Carne suína

(Foto: Divulgação)

 

A indústria de carne suína do Brasil registrou em setembro um novo recorde mensal de exportações, informou, nesta terça-feira (5/10), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Em produtos in natura e processados, os embarques somaram 112,2 mil toneladas, volume 20,7% maior que o contabilizado no mesmo mês do ano passado. A receita foi 35,6% maior, somando US$ 255,8 milhões.

Plantio da soja

(Foto: Bom Futuro/Divulgação)

 

As chuvas em Mato Grosso na última semana favoreceram os trabalhos e o plantio da soja avançou 4,95 pontos porcentuais, para 6% da área esperada, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). "Apesar dos bons volumes de chuvas registrados no Estado, algumas regiões não receberam uma boa cobertura, como é o caso da centro-sul, que, devido ao volume pluviométrico mais baixo acumulado na última semana, apresentou o menor porcentual semeado, de 3,71%", disse o Imea em nota.

COP 26

(Foto: Marcelo Min/Fotogarrafa/Ed. Globo)

 

Regras claras para promover projetos que gerem créditos certificados de carbono ao setor agropecuário para o cumprimento da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil. Esse é o primeiro de cinco pontos defendidos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em documento que será entregue nesta terça-feira (5/10) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), visando nortear a participação do Brasil na COP (Conferência das Partes), de 31 de outubro a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia.

Prêmio Nobel

 (Foto: Remo Casilli/Reuters)

 

As aplicações mais relevantes dos trabalhos escolhidos ao Prêmio Nobel de Física 2021 foram na área da climatologia. E, não por acaso, a premiação foi concedida para cientistas que simularam a variabilidade do clima no Terra, projetando as mudanças climáticas. O japonês Syukuro Manabe e o alemão Klauss Hasselman compartilharam metade do prêmio por criarem modelos de simulação climática do Planeta. A outra metade do prêmio foi para o italiano Giorgio Parisi, que reforçou o alerta sobre os perigos da mudanças climáticas

Crise hídrica

(Foto: REUTERS/Denis Balibouse)

 

A gestão global dos recursos hídricos é "fragmentada e inadequada" e os países devem adotar com urgência reformas para aumentar o financiamento e impulsionar a cooperação em sistemas de alerta de emergência antes de uma crise iminente, disse a agência meteorológica da ONU nesta terça-feira.

Globo Rural

(Foto: Globo Rural/Estúdio de Arte)

 

A edição de outubro da Revista Globo Rural chega às bancas, ao site e ao aplicativo Globo+ destacando a força do campo na bolsa de valores. A reportagem de capa detalha os IPOS de seis empresas do agronegócio, que resultaram na captação de R$ 9,22 bilhões neste ano, ampliando a representatividade do setor no painel da B3.
Source: Rural

Leave a Reply