Skip to main content

As aplicações mais relevantes dos trabalhos escolhidos ao Prêmio Nobel de Física 2021 foram na área da climatologia. E, não por acaso, a premiação foi concedida para cientistas que simularam a variabilidade do clima no Terra, projetando as mudanças climáticas. O japonês Syukuro Manabe e o alemão Klauss Hasselman compartilharam metade do prêmio por criarem modelos de simulação climática do Planeta.

Giorgio Parisi, físico italiano, um dos ganhadores do Nobel em Física deste ano (Foto: Remo Casilli/Reuters)

 

Manabe, da Universidade de Princeton, e Hasselman, do Instituto Max Planck de Meteorologia da Alemanha, ao vencerem, também contribuem para a aumentar a confiabilidade de simulações para prever aquecimento global. 

A outra metade do Nobel de Física foi para o italiano Giorgio Parisi, da Universidade La Sapienza, de Roma, por teorias que explicam a desordem e a flutuação dos chamados sistemas físicos complexos. Esses sistemas tratam de conjuntos de elementos numerosos e que interagem entre si, razão pela qual têm comportamento difícil de prever.

saiba mais

Agência meteorológica da ONU alerta sobre crise hídrica se não houver reformas urgentes

 

Na área da climatologia, os estudos do físico italiano foram importantes em estudos das eras glaciais da Terra. Em entrevista, ele ressaltou que as mudanças climáticas são uma "grande ameaça" para a humanidade e é muito importante que os governos ajam o mais rápido possível.

"Estou muito satisfeito por receber este Nobel porque é um reconhecimento de todo o campo em que tenho trabalhado", disse.

*Com informações de O Globo e Reuters
Source: Rural

Leave a Reply