Skip to main content

A semana deve ser ainda de chuvas irregulares nas principais regiões produtoras do Brasil, o que requer atenção dos agricultores para a continuidade ou início do plantio da safra nova. A avaliação foi feita nesta segunda-feira (4/10), pelo agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima.

De acordo com a Rural Clima, produtor tem que ficar atento às chuvas para iniciar ou dar contiuidade ao plantio da safra nova (Foto: Getty Images)

 

Em boletim divulgado via redes sociais, ele destaca que a frente fria que avançou sobre o Sul do Brasil na última sexta-feira (1/10) levou chuva para vários pontos do centro-sul do país. No entanto, mas as ocorrências foram irregulares, situação que deve se manter, pelo menos, ao longo dos próximos dias.

"É o que vai acontecer ainda esta semana. Áreas de instabilidade ainda podem ser observadas sobre grande parte da região central do Brasil, com tempo instável sobre Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte do Paraná, parte de Minas Gerais e extremo sul de Goiás", diz.

saiba mais

Outubro começa com muita chuva e risco de ventania no Sul do Brasil

Entenda como se formou a tempestade de poeira que atingiu o interior de SP

 

Segundo Santos, os mapas meteorológicos indicam que, já nesta terça-feira (5/10), novas áreas de instabilidade devem se formar sobre a região sul. E acompanhadas de uma frente fria, deve levar chuvas ainda irregular em regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de manter o tempo instável em áreas produtoras no Paraguai.

A chuve deve começar a ficar mais generalizada a partir da semana do feriado prolongado de 12 de outubro, dando alguma trégua na região sul e expandindo-se pelas demais áreas, especialmente no norte do país.

"Aos poucos, o mês de outubro vai se mostrando com chuvas melhores do que em 2020", ressalta Marco Antônio dos Santos, acrescentando que as condições devem favorecer o plantio da safra nova de soja e milho e o desenvolvimento das plantações de laranja, café e cana-de-açúcar. "Essas chuvas, no café, poderão dar início à principal florada, que deve acontecer agora, na primeira quinzena", acrescenta.
Source: Rural

Leave a Reply