Skip to main content

Criar uma ferramenta virtual que conecte jovens de regiões rurais das Américas será o desafio para 51 participantes do Hackaton Juventudes Rurais 2021, promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A iniciativa, realizada em parceria com empresas e universidades, além da Organização Latino-americana de Jovens Agropecuários (OLAJ), visa criar um espaço de troca de conhecimento e formação de lideranças.

Grupo vencedor de concurso será anunciado no dia 8 de novembro (Foto: Thinkstock)

 

O Hackaton reúne jovens do Brasil, Colômbia, Equador, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai e Peru. Eles foram divididos em oito grupos. Os finalistas serão anunciados no dia 20 de outubro e, no dia 25, terão que apresentar seus projetos para um juri especializado. A proposta vencedora será anunciada em 8 de novembro.

Os trabalhos serão avaliados de acordo com critérios como viabilidade de implantação, interface do usuário, segurança e administração, navegação e funcionalidades. Ainda de acordo com o IICA, é necessário que a ferramenta proposta tenha caráter inclusivo e equitativo.

Durante o desenvolvimento dos projetos, os grupos contarão com mentoria e acompanhamento técnico. Quem vencer receberá um prêmio de US$ 4 mil. O segundo e o terceiro lugar serão premiados com bolsas de estudo de 100% e 50%, respectivamente, na Universidad Creativa, da Costa Rica.

saiba mais

Câmara aprova marco legal da inteligência artificial no Brasil

Teste pioneiro no Brasil analisará produtividade do solo em lavouras de soja

 

“As juventudes são uma geração grande em número e em capacidades que podem tornar possíveis as mudanças, trabalhando em conjunto para obter as oportunidades que merecem”, ressalta Lloyd Day, subsecretário geral do IICA, em comunicado divulgado pela entidade. Para ele, os jovens são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura no pós-pandemia.

No comunicado, a entidade destaca diversos desafios hoje enfrentados pela juventude em comunidades rurais das Américas. Entre eles, o acesso à educação, à tecnologia, empregos, recursos  produtivos, posse da terra e serviços de saúde. Dificuldades que, durante a pandemia de Covid-19 foram acentuadas.

“Com a Hackathon, buscamos construir um espaço para a articulação, o empoderamento, a participação e o desenvolvimento pleno das juventudes rurais, para que possam ser ouvidos e ampliar sua incidência”, afirmou o Diretor de Cooperação Técnica do IICA, Federico Villarreal, no comunicado da entidade.
Source: Rural

Leave a Reply