Skip to main content

Desde 2003, quando os veículos flex começaram a circular no Brasil, o uso do etanol evitou a emissão de mais de 570 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, segundo cálculos da própria indústria do setor. É essa imagem de energia limpa, renovável e sustentável do biocombustível que a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) pretende promover na primeira semana da Expo Dubai, nos Emirados Árabes.

Unica quer promover a imagem do etanol como combustível limpo, renovável e sustentável na Expo Dubai (Foto: Editora Globo)

 

A participação da Unica no pavilhão dedicado ao Brasil faz parte de um projeto setorial, feito em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), informa a entidade, em nota. A intenção é mostrar aos visitantes a experiência brasileira com o etanol, além de destacas os Créditos de Descarbonização (Cbios), títulos lastrados na eficiência ambiental da cadeia produtiva.

No comunicado, o presidente da Unica, Evandro Gussi, destaca que o setor de transporte, atualmente, responde por um quarto das emissões de gases de efeito estufa em nível global. E que, diante dos desafios trazidos pelas mudanças climáticas, o etanol se coloca como protagonista do que chama de "uma nova era da mobilidade sustentável".

"Quando olhamos com realismo para o quão desafiadoras são as metas de redução das emissões para as próximas décadas, não dá para se dar ao luxo de dizer qual deve ser rota a se seguir. Nesse cenário, o etanol mostra como vamos complementar as diversas rotas, levando em consideração as realidades de cada região", diz Gussi.

saiba mais

Usinas a bagaço de cana lideram vendas de energia em leilão para entrega em 2026

Bolsonaro edita MP para antecipar venda direta de etanol

 

Além de promover a imagem do etanol em Dubai, a Unica informou, no comunicado, que as emissões do pavilhão brasileiro na primeira semana da Expo Dubai serão neutralizadas através dos Cbios. Cada crédito de descarbonização, destaca a entidade, equivale a uma tonelada de CO2 equivalente que deixou de ser emitida.

A Expo Dubai começou na sexta-feira (1/10). Durante seis meses, reunirá representantes de 190 países, com a expectativa de receber 25 milhões de pessoas. Clima, biodiversidade, desenvolvimento urbano e rural, saúde, alimentação e agricultura estão entre os temas a serem tratados.
Source: Rural

Leave a Reply