Skip to main content

Neste mês de setembro, foi realizada a primeira colheita de uma horta comunitária implantada no distrito de Conceição da Boa Vista, em Recreio (MG), parte da Zona da Mata. A área de cultivo de 2.000 m² visa fornecer alimentos saudáveis para as famílias beneficiadas e gerar renda com a venda das hortaliças.

O distrito de Conceição da Boa Vista foi escolhido para sediar a horta comunitária por ser o lar de um grande número de famílias em vulnerabilidade socioeconômica e por deter um terreno inutilizado de domínio municipal (Foto: Divulgação/Emater-MG )

 

O projeto da horta faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Recreio, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Uma comissão formada por representantes das três instituições é responsável pela gestão da horta. A administração municipal forneceu as ferramentas, os insumos e a água para o cultivo. As famílias não tiveram nenhum custo com a aquisição de sementes, doadas pelo CRAS. Nesta primeira colheita, quatro produtoras foram beneficiadas. 

“Toda a produção é compartilhada entre as produtoras e tudo é produzido sem agrotóxico. Ter a parceria técnica da Emater foi fundamental neste processo de criação do projeto. Todas as produtoras foram capacitadas. O nosso objetivo, agora, é incluir mais participantes”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcelo Andrade, de acordo com o divulgado pela Emater-MG.

saiba mais

Coletivo incentiva agricultura urbana na periferia de Recife

Projeto inaugura horta e ensina pessoas de baixa renda a plantar no interior de SP

 

 

Além de promover a capacitação das famílias beneficiadas, a Emater-MG fez o projeto técnico da horta e acompanha as atividades. A intenção é minimizar riscos. O cultivo de hortaliças pode ser lucrativo se bem conduzido; do contrário, pode resultar em prejuízo, alerta o extensionista da instituição, Igor Gomes. 

“É um dos ramos que mais exige mão de obra e presença constante dos trabalhadores na área. Seu ciclo curto torna o sistema muito dinâmico e a sensibilidade das culturas exige acompanhamento rigoroso por parte da comunidade”, alerta.

saiba mais

As fazendas urbanas que estão inovando a produção de alimentos

Teto de shopping em São Paulo vira horta orgânica de 5 mil m²

Gomes afirma também que, com o projeto, “espera-se que os moradores do distrito de Conceição da Boa Vista tenham domínio do cultivo de hortaliças e autonomia na condução das atividades", o que, segundo ele, traria autossuficiência social, garantindo alimentos às famílias participantes, e econômica.

Leia mais sobre Cidades Verdes
Source: Rural

Leave a Reply