Skip to main content

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado para explicar a tempestade de poeira que se espalhou pelo interior de São Paulo e preocupou a população no último domingo (26).

Os meteorologistas reconhecem o evento como “haboob” e afirmam que ele é resultado da chegada de uma frente fria em uma região em período seco, com temperaturas elevadas e estiagem prolongada.

Parede de poeira registrada por morador de Franca (SP) na tarde de domingo (26) (Foto: Divulgação/Inmet)

 

Segundo o Inmet, a chegada da primavera trouxe as primeiras pancadas de chuva formando nuvens carregadas (cumulonimbus) e a interação da massa fria com o ambiente seco fez com que se formassem rajadas de alta velocidade.

Essas correntes desceram em direção ao solo, levantando a poeira do chão. Ela, por sua vez, acumulou-se com o material particulado já em suspensão no ar, formando as nuvens escuras.

Leia mais notícias sobre Tempo

A frente teve extensão de 200 km, conforme o Inmet, afetando cidades do noroeste paulista, como Franca, Presidente Prudente, Jales, Araçatuba, Pradópolis, Barretos e Ribeirão Preto.

Na Rede de Estações do Inmet, as mais fortes rajadas de vento registradas foram de 83 km/h em Pradópolis e 57 km/h em Franca.

saiba mais

Setembro deve terminar mais chuvoso em grande parte do Brasil

Semana será de chuvas irregulares no Centro-Oeste e no Sudeste

 
Source: Rural

Leave a Reply