Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (27/9)

Trigo transgênico

(Foto: Acervo/Ed. Globo)

 

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (27/9), a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), em nome de seus associados, reforçou o posicionamento contra a liberação de importação do cereal geneticamente modificado da Argentina. “Nossa preocupação é pelas incertezas regulatórias, comerciais, e de saúde que podem significar uma eventual entrada do trigo transgênico no Brasil”, disse o embaixador Rubens Barbosa, presidente executivo da Associação. Segundo ele, toda a cadeia do trigo compartilha da posição contrário ao cereal transgênico.

Fixação de açúcar

(Foto: Globo Rural)

 

As usinas de cana-de-açúcar fixaram apenas no mês de agosto preços de exportação para o equivalente a 1,3 milhão de toneladas de açúcar a ser entregue na safra 2022/2023, que começa em primeiro de abril do ano que vem. O número faz parte da sexta estimativa de fixação, divulgada pela Archer Consulting, nesta segunda-feira (27/9).

Moagem de cana

(Foto: REUTERS/Marcelo Teixeira)

 

A quantidade de cana-de-açúcar processada pelas unidades produtoras da região Centro-Sul alcançou 38,38 milhões de toneladas na primeira quinzena de setembro e recuou 14,09% ante o volume registrado em igual período do ano passado, que foi de 44,67 milhões de toneladas. Os dados são da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que mostram moagem de 22,28 milhões de toneladas (-14,54%)  em São Paulo. No demais estados da região Centro-Sul a quantidade processada na quinzena alcançou 16,10 milhões de toneladas (-13,45%).

Suco de laranja

(Foto: Pexels/Creative Commons)

 

Os preços do suco de laranja no varejo dos Estados Unidos estabeleceram um recorde neste mês, com temores relacionados ao impacto dos recentes furacões sobre a safra de laranja da Flórida. Nas quatro semanas encerradas em 11 de setembro, o preço médio ficou em US$ 7,60 por galão, de acordo com a Nielsen. Este é o maior nível desde que a empresa começou a reportar os dados, em 2001.

Carta de empresários

(Foto: Pretaterra/Divulgação)

 

Ainda sem saber qual será o discurso e o plano de ação que o Brasil adotará para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), o empresariado brasileiro enviou carta a Alok Sharma, presidente da COP-26, nesta segunda-feira (27/9), sinalizando o potencial brasileiro na agenda verde. Em meio a constantes cobranças sobre transparência devido ao aumento de desmatamentos e queimadas em diferentes biomas, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) – que reúne organizações como Amaggi, Bayer, BRF, Cargill, Carrefour, entre outras – opta por mostrar o que o Brasil tem de bom.

Carne bovina

(Foto: Marcus Mesquita)

 

O Grupo Carrefour Brasil, a Fundação Carrefour e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) lançaram o primeiro lote de uma carne bovina livre de desmatamento e com rastreio desde o nascimento do bezerro até as prateleiras do supermercado. Os responsáveis pela produção e distribuição não divulgaram os valores que a carne é vendida, mas destacaram que os preços são acessíveis e compatíveis aos que os consumidores estão habituados no Brasil.

Produtividade da soja

(Foto: Fernando Dias/SEAPDR)

 

O Rio Grande do Sul receberá técnicos para a realização de testes que verificam a qualidade e a produtividade do solo de lavouras de soja. A iniciativa é parte do projeto “Agrega Biome Solo”, parceria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado (SEAPDR-RS) com as empresas Agrega Biotecnologia e Cognitiva Brasil. Utilizando ferramentas de sequenciamento genético e Inteligência Artificial (IA), o DNA de bactérias e fungos e as propriedades biológicas e químicas do solo servirão para produzir um mapeamento completo dessas propriedades rurais.

Concurso de qualidade

(Foto: Pixabay)

 

Definidos os lotes que participação da fase final do Cup of Excellence Brazil 2021. De acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), foram selecionadas 125 amostras que obtiveram pontuação acima de 87 pontos na escala de avaliação de qualidade. "O objetivo inicial era classificar as 100 melhores amostras, mas devido à excelência apresentada por esses cafés, decidimos passar para a Fase Nacional essas 125 com nota igual ou superior a 87 pontos", explica a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, em nota.

Apicultura

(Foto: PC Cavalcanti/MPT)

 

Desde 2001 na apicultura, o agricultor familiar Celso da Silva Sousa viu sua produção de mel cair este ano de uma média de duas toneladas para apenas 300 quilos – resultado da seca que afetou as colmeias de Arcoverde, no sertão pernambucano. Sem água e sem vegetação, a população de abelhas da região minguou. “Os enxames, no período de seca, acabam migrando para outras regiões. E até então o método de criação aqui não tinha técnica de alimentar no período de estiagem e colocar água para essas abelhas”, lembra Jackson Gomes da Silva Lima. Desde 2012, ele atua num projeto social para resgatar a população de abelhas nativas e fomentar a produção de local de mel.

Chapada dos Veadeiros

(Foto: Bombeiros de Goiás/Divulgação)

 

A chuva que caiu nos últimos dias na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, ajudou a apagar os incêndios na região, que já duravam 12 dias. De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 23 mil hectares de vegetação foram queimados. O combate ao fogo contou com a participação de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), dos Bombeiros e do Ibama, além de voluntários da Brigada Ambiental de Cavalcante.
Source: Rural

Leave a Reply