Skip to main content

Os últimos dias de setembro devem ser mais chuvosos em grande parte do Brasil, avalia a Rural Clima. Uma situação que deve ganhar força ao longo do mês de outubro, levando chuva mais generalizada nas principais regiões produtoras do Brasil, disse, nesta sexta-feira (24/9), o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, em boletim enviado via internet.

De acordo com ele, áreas de instabilidade já trouxeram chuvas para regiões produtoras em Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia e Pará, na quinta-feira (23/9), o que viabilizou o início do plantio da safra nova.

Regime de chuvas deve se regularizar ao longo de outubro, avalia a Rural Clima (Foto: Getty Images)

 

No entanto, nas demais regiões do país, a situação permanece como a de quinta-feira, com tempo aberto e sem previsão de chover. Exceção feita a algumas áreas do norte de Mato Grosso, norte de Goiás e algumas áreas no sul do Pará e de Tocantins.

"No entanto, áreas de instabilidade começam a se formar sobre Santa Catarina e Paraná nesta sexta-feira. O final de semana será marcado por chuvas mais generalizadas em grande parte das regiões produtoras tanto de Rondônia, Mato Grossoe até mesmo Goiás", disse Santos.

Já em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, além de Paraguai, Argentina e Uruguai, os mapas apontam previsão de tempo aberto, assim como na região do Matopiba.

A situação começa a mudar mais efetivamente na semana que vem, explicou o agrometeorologista, quando as áreas de instabilidade e os corredores de umidade vindos da Amazônia devem provocar mais chuva na área central do Brasil. Já na segunda-feira (27/9), deve chover em áreas produtores em Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.

Leia mais sobre o clima e a previsão do tempo

"E, ao longo da semana que vem, essas chuvas começam a se espalhar mais pelo Brasil,  levando chuvas a grande parte das regiões produtoras", explicou.

Santos ponderou, no entanto, que as ocorrências dos próximos dias, ainda que melhorem as condições para o plantio da safra nova e o desenvolvimento de lavouras já semeadas, ainda não significam uma normalização do regime de chuvas no país, o que deve ocorrer mais ao longo de outubro.

"Os modelos já sinalizam que, do dia 10 em diante, as chuvas já engrenam e outubro deve ser marcado por boas chuvas no Brasil. O mês de outubro está se mostrando extremamente favorável ao plantio da nova safra e ao desenvolvimento de lavouras de café, canba, pastagens e outras culturas perenes", disse.
Source: Rural

Leave a Reply