Skip to main content

O Instituto Stop Hunger Brasil, organização sem fins lucrativos do Grupo Sodexo, e o Centro Social Carisma inauguram nesta quinta-feira (23/9) um projeto de horta hidropônica na filial da ONG no município de Guaratinguetá (SP).

Voltada para a população em situação de vulnerabilidade social – em particular, mulheres -, a iniciativa prevê capacitar as pessoas para o cultivo de hortas domésticas dentro de casa. Além de melhorar a condição nutricional dessas famílias, a ação também visa despertar o potencial empreendedor, já que a produção pode virar uma renda extra.

Para montar uma horta hidropônica, bastam alguns tubos de PVC e suportes para prender a estrutura com as plantas (Foto: Assessoria de Imprensa – Sodexo Brasil)

 

 

Em 2019, um projeto semelhante foi executado em outra unidade do Centro Social Carisma. No município de Osasco (SP), a iniciativa capacitou 155 pessoas (143 mulheres e 12 homens) e instalou 49 sistemas de horta hidropônica.

O Instituto Stop Hunger Brasil calcula que uma tonelada de hortaliças foi colhida pela ação e estima que, além dos participantes capacitados, cerca de 775 pessoas foram indiretamente beneficiadas.

saiba mais

Projeto de horta urbana muda vida de mulheres em uma das maiores favelas de São Paulo

Vídeo: Hidroponia – saiba como montar uma horta em qualquer espaço

 

Na unidade de Guaratinguetá, as aulas de capacitação já estãoocorendo em pequenos grupos, devido à pandemia. Nos encontros, os participantes recebem gratuitamente uma estrutura de horta hidropônica para colocar em prática o treinamento e iniciar o cultivo de hortaliças. Toda a logística é feita pela equipe do Centro Social Carisma.

“Nosso objetivo é levar alimentação nutritiva para pessoas em situação de vulnerabilidade social e oferecer uma nova maneira de renda extra, principalmente para mulheres que são chefes de família”, afirma Davi Barreto, superintendente do Instituto.

Leia mais notícias sobre Agricultura

No sistema de hidroponia, não se faz uso da terra. As raízes ficam dentro da água, que circula de modo contínuo, com a adição de nitrogênio, potássio, fósforo, magnésio e outros nutrientes, dissolvidos na forma de sais para o crescimento da hortaliça.

Como é cultivada em uma estufa protegida e limpa, livre das variações do clima, dos insetos, animais ou outros parasitas que vivem no solo, a horta hidropônica pode aproveitar melhor os recursos. Além da produtividade, pouco desperdício e facilidade de manutenção, o sistema também pode dar retorno no curto ou médio prazo.

saiba mais

Horta inteligente oferece luz artificial automática para planta crescer mais rápido

Crianças transformam antigo lixão em horta orgânica no Mato Grosso do Sul

 
Source: Rural

Leave a Reply