Skip to main content

A semana segue com tempo aberto para a maior parte das regiões do Brasil, exceção feita à faixa litorânea de São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com a Rural Clima, a presença de um ciclone extratropical na altura do Sudeste direciona umidade para o continente, ocasionando rajadas de vento que podem superar os 50 quilômetros por hora.

Previsão é de tempo aberto na maior parte do Brasil (Foto: Reprodução)

 

"O final de semana e toda semana que vem, deverá ser marcada pelo retorno das chuvas em grande parte do centro-sul. Chuvas irregulares, mas já possibilitando condições para o plantio da soja, do milho 1° safra e do arroz, assim como melhoras nas condições para o desenvolvimentos das lavouras perenes, como café, cana e laranja", afirma o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos.

Em boletim divulgado via internet, ele reitera que a previsão é de chuvas mais regulares para o mês de outubro, mas ainda em volumes insuficientes para minimizar o quadro de crise hídrica no país. De qualquer forma, de acordo com a Rural Clima, o retorno do regime de chuvas deve favorecer, de um modo geral, a semeadura da safra nova e lavouras ainda do calendário deste ano que estão em fase de desenvolvimento.

saiba mais

La Niña terá baixa intensidade e curta duração na primavera, prevê Inmet

 

Para os próximos dias, no entanto, a tendência é de manutenção de temperaturas elevadas na faixa mais ao centro e norte do Brasil, enquanto no sul, a expectativa é de queda, pelo menos até o final da semana. Bahia, Mato Grosso, Goiás e Tocantins devem ter temperaturas elevada ao longo da próxima semana.
Source: Rural

Leave a Reply