Skip to main content

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou, nesta semana, um aplicativo para smartphone e uma plataforma web de acesso gratuito com informações sobre soluções tecnológicas sustentáveis para aplicação no bioma da Floresta Amazônica.

O “Tec Amazônia”, como foi chamado, conta com ferramentas que permitem fazer buscas por município ou região e visualizar espacialmente, em um mapa interativo, os produtos, processos e serviços disponíveis. O aplicativo para dispositivos móveis também funciona offline.

Vista aérea da biodiversidade aquática da Amazônia (Foto: Marizilda Cruppe/Divulgação)

 

Até o momento, são 131 soluções tecnológicas para 50 produtos agropecuários presentes no bioma. Para chegar a essa lista, Daniela Maciel, analista da Embrapa, afirma que foram considerados os recursos presentes de forma mais recorrente em cada um dos municípios da Amazônia, de 2014 a 2018, a partir dos dados do IBGE. 

Devido às restrições territoriais para a aplicação de certas tecnologias, foi preciso, primeiramente, visualizar a ocorrência das atividades agropecuárias para, só então, associar produtos, processos e serviços desenvolvidos pelas nove unidades da Embrapa.

saiba mais

Embrapa lança plataforma gratuita com dados sobre a aquicultura no Brasil

Projeto visa usar abelhas sem ferrão para monitoramento ambiental, no Paraná

 

A empresa afirma que, para além daquelas já disponíveis no portal, outras soluções estão sendo mapeadas e devem ser integradas às ferramentas até o final do ano. O objetivo do sistema é auxiliar o produtor no processo de desenvolvimento agropecuário a partir da melhora de produtividade e da geração de renda, sem abrir mão da preservação do meio ambiente.

A iniciativa também tem o potencial de apoiar a gestão da carteira de projetos de pesquisa e de transferência de tecnologias da Embrapa e de seus parceiros. A visualização territorial das cadeias produtivas contribuem para a análise e o controle dos produtos, evidenciando soluções e falhas.

Leia mais notícias sobre Pesquisa e Tecnologia

A expectativa é de que as ferramentas sirvam não só para os produtores rurais, mas também para equipes da extensão agropecuária, uma vez que o aplicativo permite ao técnico ter acesso a uma base de conhecimento e informação que otimiza o tempo de quem está no campo.

Para utilizar o sistema, basta baixar o aplicativo Tec Amazônia (disponível para Android e iOS) ou acessar a plataforma web por meio do site da Embrapa. As buscas podem ser feitas por município, região ou produto e, para cada tecnologia, há informações sobre sua aplicação.

saiba mais

Startup cria robô que promete eliminar até 100 mil ervas daninhas por hora

Açafrão-da-terra pode servir de matéria-prima para curativo

 
Source: Rural

Leave a Reply