Skip to main content

Apesar da alta no preço de 28% no preço do leite entre janeiro e agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento nos custos de produção tem limitado a oferta do produto no Brasil.

É o que aponta boletim divulgado nesta segunda-feira (20/9) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). O levantamento mostra que o preço do leite captado em julho e pago aos produtores em agosto subiu 1,23% na “Média Brasil” líquida.

Produtor tirando leite da vaca (Foto: Getty Images)

 

Agentes consultados pelo Cepea têm expectativa de que o movimento de valorização siga firme em setembro, em especial pela menor qualidade das pastagens e diante dos altos custos de produção, que têm limitado a oferta.

"Mesmo com os preços do leite em elevados patamares, os investimentos na atividade seguem limitados, já que as margens dos pecuaristas estão mais apertadas neste ano", destaca o Cepea em boletim divulgado nesta segunda-feira (20/9).

saiba mais

Custo alto e clima adverso forçam aumento no preço do leite no campo

Embrapa lança hub para estimular inovação na cadeia produtiva do leite

 

Pesquisas do centro mostram que os insumos da atividade leiteira estiveram mais caros e, no scumulado do ano, subiram mais do que o preço do leite. O custo operacional efetivo da atividade registra avanço de 14% desde o início deste ano.

Nesse contexto, a oferta de leite no campo cresce de forma lenta. O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea registrou aumento de apenas 1,7% no volume adquirido pelas indústrias entre junho e julho.

Leia mais notícias sobre Leite

Em agosto, a competição dos laticínios pela compra de matéria-prima seguiu acirrada, já que agentes querem evitar capacidade ociosa não programada – e isso deve influenciar na manutenção do movimento altista ao produtor em setembro.

Buscando preços mais competitivos, a indústria elevou o volume de importações de lácteos, sobretudo de leite em pó e de queijos – apesar do aumento dos preços externos e do patamar do câmbio.

"Assim, os atuais fundamentos apontam possível estabilidade nos valores do leite captado em setembro e a ser pago ao produtor em outubro. No entanto, tudo irá depender das condições climáticas e do volume de chuvas no período", observa o Cepea.

saiba mais

Conheça Ruivinha, a primeira vaca entre 200 mil a ter nota máxima em excelência

Concurso no RS incentiva crianças a adotar e cuidar de uma terneira

 
Source: Rural

Leave a Reply