Skip to main content

Produtores do Paraná iniciaram, na última semana, o plantio da safra 2021/22 de soja. Segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, as máquinas já percorreram 1% dos 5,62 milhões de hectares estimados para a cultura.

Soja sendo plantada no Paraná (Foto: Arquivo AEN)

 

Os trabalhos foram concentrados nas regiões de Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão e Pato Branco. A expectativa de chuva nesta semana favorece a continuidade e a expansão do processo de plantio.

Em 2020, a última safra alcançou a marca de 135,91 milhões de toneladas. Desse valor, 19,88 milhões foram originados no Paraná, o terceiro maior estado produtor nesse período. Pelo levantamento da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), nas duas primeiras posições, estão o Mato Grosso (35,88 milhões) e o Rio Grande do Sul (20,78 milhões), respectivamente.

O Boletim de Conjuntura Agropecuária ainda aponta que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima uma produção mundial de soja no ciclo 2021/22 de aproximadamente 384 milhões de toneladas. O Brasil lidera o ranking, sendo responsável por 144 milhões; em seguida, ficam os Estados Unidos (119 milhões) e a Argentina (52 milhões).

saiba mais

Largada para a nova safra de soja ainda é lenta no Brasil

 
Source: Rural

Leave a Reply