Skip to main content

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam probabilidade acima de 70% para ocorrência do fenômeno La Niña na primavera de 2021, com curta duração e baixa intensidade.

“Caso ocorra, a tendência é que tenhamos chuvas abaixo da média na região Sul e ligeiramente acima da média na parte Sudeste e central do Brasil”, afirmou Márcia Seabra, coordenadora de meteorologia aplicada do Inmet, durante o evento “Perspectivas climáticas para a primavera 2021”, realizado nesta terça-feira (21/9).

Fenômeno La Niña deve atingir o Brasil de maneira curta e pouco intensa (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

No centro-norte, a tendência é de precipitação acima e próxima à média da primavera, com irregularidade de chuvas principalmente em outubro e dezembro. “Novembro deve ser o mês com chuvas mais regulares na parte centro-norte do Brasil”, destacou.

Na região Sul, no sul do Mato Grosso e em São Paulo, a tendência é de chuvas abaixo da média, principalmente entre outubro e novembro. “As chuvas devem ficar mais próximas à normalidade somente em dezembro nessas regiões”, observou Márcia.

saiba mais

Primavera deve ter chuvas dentro da média histórica nas regiões produtoras do Brasil

Desmatamento altera regime de chuvas e impacta agricultura e exportações brasileiras, mostra estudo

 

Ela ainda comentou sobre o clima para o início do plantio da nova safra de grãos. De acordo com o zoneamento agrícola, algumas áreas de Centro-Oeste, Sudeste e Sul já estão aptas a plantar soja. "Apesar das chuvas ainda não estarem normalizadas, a janela de plantio já está aberta em diversas regiões produtoras”, complementou.

Em sua participação no evento, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ressaltou a relevância dos modelos e previsões feitos pelo Inmet e reiterou a importância da atenção dos produtores rurais às épocas corretas do plantio e cultura de grãos e hortaliças.

saiba mais

Plantio da nova safra de soja é iniciado no Paraná

Mato Grosso dá largada ao plantio da nova safra de soja

 

 

 

Temperaturas

Para todo o trimestre, a previsão para grande parte da faixa norte do país, principalmente na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), é de temperatura acima e dentro da faixa normal.

Por outro lado, o Inmet indica que em Minas Gerais, sul da Bahia e Espírito Santo devem ter temperaturas abaixo da média em novembro. “De uma maneira geral, quando analisamos o trimestre, vemos que as temperaturas devem ficar próximas à normalidade no Centro-Sul do Brasil”, salientou Márcia.

Parceria Inmet e  Inpe

Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, diretor do Inmet, ainda ressaltou no evento as parcerias para criar melhores modelos e estruturas de previsão. “Em parceria com a Conab, estamos preenchendo essa relação entre a produção rural efetiva e os dados de tempo e clima. E agora temos uma parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que vai economizar bilhões de reais e entregar um serviço de melhor qualidade que une as duas instituições”, frisou.

Leia mais notícias sobre Tempo

Segundo Gilvan Sampaio, coordenador de Ciências da Terra do Inpe, a parceria selada com o Inmet vai resolver um problema de pelo menos 30 anos, além de significar um “salto gigantesco” para a meteorologia nacional. “Ao trabalharmos com modelos desenvolvidos por cientistas brasileiros, teremos uma melhor representação de todos os biomas nacionais e um ganho efetivo na qualidade da previsão do tempo."
Source: Rural

Leave a Reply