Skip to main content

A Embrapa promove nesta terça- feira (21/9), às 9h, uma palestra gratuita sobre o cultivo orgânicos e os sistemas de produção na fruticultura. A palestra será exibida no canal da estatal no YouTube e será ministrada pelo pesquisador Raul Rosa.

Segundo Rosa, que atua na Embrapa Agrobiologia (RJ), a busca por alimentos mais saudáveis é uma tendência que tem sido observada em vários países e um dos fatores mais importantes para o crescimento da fruticultura orgânica no Brasil.

Frutas (Foto: Wikipedia)

 

“Há uma demanda crescente de consumidores que buscam frutas livres de resíduos agroquímicos e produzidas dentro de um sistema em que os consumidores possam contribuir para a geração de renda para os agricultores familiares”, conta o pesquisador.

Outros aspectos que estão impulsionando o crescimento do cultivo são a criação de políticas públicas que estimulam o uso de insumos biológicos e fontes naturais e a própria opção dos produtores rurais por um sistema mais saudável do ponto de vista ambiental.

“Empresas que trabalham com processamento de frutas para exportação e frutas frescas estão buscando cada vez mais agricultores que praticam esse modelo”, afirma Rosa.

saiba mais

Problemas com o clima prejudicam oferta de hortaliças e frutas no Brasil

Maçã fuji de Santa Catarina recebe Indicação Geográfica

 

A alta dos produtos importados, calculados em dólar, também está fortalecendo pequenas cadeias regionais de insumos agrícolas associadas à produção orgânica. Essa realidade, associada a técnicas e orientações no campo, serão abordadas na palestra desta terça.

Outras palestras

 

Todas serão realizadas às 9h no canal da Embrapa no YouTube

Fruteiras nativas: sistemas de produção – Ailton Pereira (Embrapa Cerrados) – 5 de outubro

Banana: cultivares, sistemas de produção e mercado – Edson Amorim (Embrapa Mandioca e Fruticultura) – 19 de outubro

Abacate: instruções técnicas para cultivo comercial – Tadeu Graciolli (Embrapa Cerrados) – 2 de novembro

Goiaba: instruções técnicas para cultivo comercial – Tadeu Graciolli (Embrapa Cerrados) – 16 de novembro

Pitayas: melhoramento genético e sistemas de produção – Fábio Faleiro (Embrapa Cerrados) – 30 de novembro

Abacaxi: cultivares, sistemas de produção e mercado – Aristóteles de Matos – Embrapa Mandioca e Fruticultura) – 14 de dezembro

Manga: instruções técnicas para cultivo comercial – Tadeu Graciolli (Embrapa Cerrados) – 18 de janeiro de 2022

Leia mais notícias sobre Hortifrúti
Source: Rural

Leave a Reply