Skip to main content

A semana deve ser de chuva mais concentrada no sul do Brasil, mas a tendência é de chegar a outras regiões do país nos últimos dias de setembro e início de outubro. Segundo o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima, a melhora do regime de chuva tende a favorecer diversas culturas, como cana e laranja, além do plantio da safra nova.

Chuva deve ser concentrada no sul do Brasil, nesta semana (Foto: Getty Images)

 

Para esta segunda-feira (20/9), a previsão é de chuvas concentradas na região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, por conta de uma frente fria. Nas demais áreas, a tendência é de tempo aberto, sem chuva e com temperaturas altas ao longo do dia. O tempo também deve permanecer aberto na maior parte do Brasil na (21/9), com alguma chuva no Sul, na forma de pancadas isoladas.

A partir da quarta-feira (22/9), com a chegada da primavera, as áreas de instabilidade tendem a se espalhar por mais regiões, afirma Marco Antônio. Com isso, deve chover também sobre o leste do Paraná, leste de São Paulo e Rio de Janeiro, além do Paraguai.

saiba mais

La Niña pode ocorrer em meados de outubro e impactar clima no Brasil, prevê Inmet

 

"Demais áreas devem ter tempo aberto. Não há previsão de chuvas para Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Matopiba nesta semana. Podem ocorrer pancadas isoladas? Podem, mas serão muito aquém do que deveriam acontecer para dar continuidade ao plantio da nova safra", diz Santos, em boletim divulgado via internet.

A partir do final da semana, áreas de instabilidade associadas à passagem de uma frente fria deve trazer chuva mais generalizada e volumes mais favoráveis ao aumento dos níveis de umidade do solo e condições para o plantio. Segundo Marco Antônio dos Santos, a situação deve beneficiar áreas de cana-de-açúcar, café, laranja, além do plantio de culturas de verão na safra nova e o desenvolvimento de culturas de inverno.

"Os próximos dez dias ainda serão marcados por chuvas irregulares em grande parte da região central e norte do Brasil. Somente na última semana de setembro e ao longo do mês de outubro, as chuvas começam a engrenar", diz Santos. "Esta semana, tempo seco e quente. Semana que vem, começa a melhorar", acrescenta.
Source: Rural

Leave a Reply