Skip to main content

Documentário de curta-metragem da Revista Globo Rural mostra os desafios da educação no campo durante a pandemia. Recente pesquisa do DataFolha aponta que 51% dos alunos de rede pública na zona rural pensam em desistir da escola. Para dar vida a este número, nossa reportagem foi até Quixadá, no sertão do Ceará, ouvir jovens, mães e docentes.

Documentário da Globo Rural mostra situação da educação no campo durante a pandemia; Na foto: uma bicicleta verde encostada na rede e dois meninos em primeiro plano de costas (Foto: Tamara Lopes/Ed. Globo)

 

A dificuldade de aprender antecede a pandemia, devido a problemas como insegurança alimentar, desemprego e falta de infraestrutura. Sem o básico, a Covid-19 ainda escancarou mais uma carência: conectividade.

Conheça a seguir as histórias neste documentário, com reportagem de Mariana Grilli, imagens de Tamara Lopes e edição de Filipe Borin e Rodrigo Buldrini. A reportagem completa está na edição de setembro da Revista Globo Rural, disponível nas bancas, no site e no app Globo+.

 

 

 

 

 

 

 

 

saiba mais

Carentes de internet e com vontade de sair da escola, estudantes da zona rural têm futuro ameaçado

 

Confira fotos dos personagens

Na Escola de Ensino Fundamental Zilcar de Souza Holanda, no Distrito Educacional Cipó dos Anjos, em Quixadá (CE), o parquinho está abandonado desde março de 2020 (Foto: Tamara Lopes/Ed. Globo)

Depois das atividades escolares chegarem pelo Whatsapp, os irmãos Venâncio (esq.), Pedro Vitor (de costas) e Vinícius (frente) revezam o aparelho para estudar na cozinha (Foto: Tamara Lopes/Ed. Globo)

A reportagem da Globo Rural conseguiu capturar o momento em que professores recebiam treinamento para usar o diário pedagógico online, mas ficam sem internet na própria escola (Foto: Tamara Lopes/Ed. Globo)

 

saiba mais

Fotos retratam a dificuldade de estudar no sertão durante a pandemia

 

 
Source: Rural

Leave a Reply