Skip to main content

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

Confira os destaques desta sexta-feira (17/9)

Ajuda aos pequenos

(Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente projeto de lei que prevê medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar para mitigar os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19. Pelo projeto, que foi aprovado pelo Congresso no mês passado, a União teria de pagar um auxílio de R$ 2,5 mil por família para produtores em situação de pobreza e extrema pobreza.

La Niña

(Foto: Agnelo França Correia/Arquivo Pessoal)

 

Meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) consideram que a ocorrência do fenômeno La Niña, que altera as temperaturas médias do Oceano Pacífico, pode ocorrer em  outubro, meados da primavera. O La Niña impacta diretamente o clima do Brasil e poderá favorecer as regiões Norte e Nordeste do país com mais chuvas. Por outro lado, aumentam as chances de seca e possível estiagem no Sul e no Sudeste.

Incêndio

(Foto: Embrapa Pecuária Sudeste)

 

A Embrapa Pecuária Sudeste, que teve 900 dos 2.600 hectares de sua fazenda em São Carlos (SP) queimados no dia 8 de setembro e perdeu 33 animais no pior incêndio de sua história de 46 anos, vai usar drones, câmeras termográficas, ações de georreferenciamento e mapeamento de áreas como medidas preventivas. “Essas medidas visam a antecipação e preparação para combate mais eficiente de incidentes desta natureza. Todo esse processo exigirá o envolvimento e o apoio dos nossos parceiros públicos e privados”, disse, em nota, o chefe-geral da unidade, Alexandre Berndt.

Safra de soja

(Foto: Bom Futuro/Divulgação)

 

As margens de lucro positivas esperadas para produtores de soja brasileiros na safra 2021/22, apesar do aumento dos custos de produção, levam o Rabobank a projetar uma área plantada de 40 milhões de hectares, novo recorde. "Assumindo a linha de tendência para a produtividade, a estimativa é de que a safra brasileira alcance 142 milhões de toneladas durante a temporada 2021/22", disse o banco em relatório.

Emprego no agro

(Foto: Divulgação)

 

O número de pessoas ocupadas no agronegócio de abril a junho deste ano foi de 18,04 milhões, um aumento de 7,9% ante os 16,73 milhões de pessoas no mesmo período de 2020, segundo cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, o avanço foi de 3,6%.

Vacinação de tilápias

(Foto: Divulgação/MSD)

 

Cerca de 90% dos produtores de tilápia no Brasil fazem a vacinação dos peixes, segundo a  Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), mas o trabalho ainda é manual, com os indivíduos imunizados um a um. O crescimento do cultivo e comercialização da tilápia no País, no entanto, tem acelerado tecnologias para facilitar a vida do tilapicultor. E a chegada de uma nova máquina de vacinação automática pretende aquecer ainda mais este mercado.

Suco de laranja

(Foto: Flickr/Marco Verch/Creative Commons)

 

O estoque brasileiro de suco de laranja está projetado entre 170 mil a 190 mil toneladas de FCOJ Equivalente, em 30 de junho de 2022. Esse volume, se confirmado, representará uma redução entre 40% a 46% em comparação com as 316.929 toneladas em 30 de junho de 2021. A estimativa é da Associação Nacional das Indústrias Exportadoras de Sucos Cítricos (CitrusBR). Segundo a entidade, problemas climáticos prejudicaram os pomares. A projeção consolida a tendência de queda nos níveis de estoque uma vez que o volume registrado em 2021 já representa uma queda de 33% na comparação com as 471.138 toneladas registradas em 30 de junho de 2020.

Sequestro de carbono

(Foto: Denis Balibouse/File Photo/Reuters)

 

A gigante do setor agrícola Cargill anunciou um novo programa que vai compensar os produtores pela adoção de práticas ambientais. Os agricultores que mantiverem suas terras cobertas com vegetação ao longo do ano ou que reduzirem o cultivo do solo – formas de retirar mais carbono da atmosfera e prendê-lo no solo – podem receber US$ 20 por tonelada de carbono sequestrado.

Energia renovável

(Foto: REUTERS/Rodolfo Buhrer)

 

A companhia de alimentos BRF anunciou nesta quinta-feira que fechou contrato com a Pontoon para construir um parque de autogeração de energia solar em Mauriti e Milagres, no Ceará, com capacidade instalada de 320 Megawatt pico (MWp). Segundo a empresa, o investimento estimado no projeto é de aproximadamente 1,1 bilhão de reais (3,7 milhões/MWp instalado), e a BRF investirá diretamente cerca de 50 milhões de reais. O parque deve iniciar as operações em 2024.

Receita

Chips de beterraba (Foto: Lar, doce lar/Reprodução)

 

Variar o cardápio de forma criativa é sempre uma ótima escolha para encaixar legumes na sua alimentação. Para substituir uma batata frita, por exemplo, que tal ser surpreendido pela cor, pelo sabor e pela textura da beterraba? A receita de chips de beterraba pode ser consumida como petisco ou até acompanhamento saudável da sua refeição. Aprenda agora o passo a passo deste prato da Gabriela Kapim, da seção de receitas da Globo.
Source: Rural

Leave a Reply