Skip to main content

As lavouras de lúpulo de Santa Catarina poderão contar com uma nova ferramenta capaz de otimizar o desempenho dos pequenos agricultores em sua cadeia produtiva.

A Ambev, em parceria com a startup ManejeBem, introduziu ao dia a dia de cerca de 200 produtores um aplicativo que os conecta a especialistas, como engenheiros agrônomos e biólogos, e gera um compartilhamento de dados e informações coletadas nas lavouras para, a partir delas, executar ações no campo.

Produção de lúpulo em Santa Catarina (Foto: Alexander Creuz/Arquivo Pessoal)

 

A utilização da ferramenta faz parte do Projeto Fazenda Santa Catarina, que fomenta o cultivo de lúpulo em solo brasileiro, criado em 2020. O objetivo do aplicativo – Maneje Chat – é facilitar a assistência técnica rural, promover dicas sobre como plantar e colher, auxiliar no planejamento da safra do ano e contabilizar os resultados.

“O intuito é levar uma ferramenta para que os produtores se conectem de forma mais fácil com os técnicos e assim façam uma assistência técnica mais proveitosa”, afirma Juliane Blainski, CEO da ManejeBem.

saiba mais

Área plantada de lúpulo cresce 110% no Brasil impulsionada pelas cervejas artesanais

 

Vitor Monteiro, gerente de Sustentabilidade da Ambev, explica que, além desta troca de dados, o projeto identifica as principais necessidades que certas regiões apresentam em termos de manejo e, a partir disso, conteúdos semanais são enviados aos agricultores.

“As informações coletadas alimentam uma base de dados que nos ajuda a ser assertivos em como recomendar e como ajudar todos os outros agricultores que também estão naquela mesma região”, explica.

Com esse projeto, a gente espera impactar cerca de 200 famílias nos próximos cinco anos. Todas que farão parte desse projeto terão acesso aos benefícios dessa organização da cadeia produtiva

Juliane Blainski, CEO da ManejeBem

A estrutura do programa envolve cerca de 60 mil mudas doadas aos agricultores beneficiados, que não têm custos com a plataforma. “A partir de um contrato de compra e venda com a Ambev, eles têm uma nova possibilidade de geração de renda e emprego no meio rural”, diz o gerente de sustentabilidade.
 

saiba mais

Indústria investe no plantio de lúpulo no Brasil para alavancar produção de cerveja

 

Segundo Alexander Creuz, produtor de lúpulo e um dos participantes do projeto, a maior dificuldade enfrentada pelos agricultores é a falta de informação sobre essa cultura relativamente nova no país.

“A gente copia o que fazem lá fora, mas isso é adequado e adaptado para realidade deles, outro clima, solo, condições, tecnologias e equipamentos. Aqui, sofremos por ter que buscar como eles lidam lá fora e adequar para nossa realidade”, conta.

Produtores de lúpulo de Santa Catarina terão acesso ao aplicativo Maneje Chat para estreitar relações com engenheiros agrônomos e biólogos (Foto: Alexander Creuz/Arquivo Pessoal)

 

Creuz ressalta como a ferramenta de compartilhamento pode ajudar os agricultores da região no dia a dia na lavoura. “Poder dividir a informação de manejos que estão sendo aplicados e bem sucedidos é muito interessante. Assim as informações acabam ficando cada vez mais precisas”.

saiba mais

Agrônoma se especializa em lúpulo para aumentar cultivo no Brasil

 

Juliana frisa que o aplicativo foi desenvolvido junto com os pequenos produtores. “Todas as funções que desenvolvemos, validamos com o agricultor antes de colocar em escala. Isso tem feito uma diferença grande no engajamento, na usabilidade e na perspectiva”, diz.
Source: Rural

Leave a Reply