Skip to main content

Analisar  a saúde das abelhas nativas como um indicador de qualidade ambiental. É o objetivo de um projeto a ser realizado em conjunto pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Embrapa Florestas. A iniciativa será desenvolvida  no entorno da Barragem Piraquara 1, com a participação de pequenos produtores rurais da região.

A partir da saúde das abelhas sem ferrão, projeto vai monitorar condições ambientais (Foto: Guilherme Schühli)

 

O convênio foi assinado em agosto e vigora até agosto de 2023. De acordo com comunicado da Embrapa, a intenção é avaliar a qualidade do manancial da Área de Proteção Ambiental (APA) do Piraquara.  O projeto visa também estimularem a adoção da meliponicultura com alternativa de renda e atividade ecologicamente adequada em área de proteção.

Neste mês, será feito o levantamento das abelhas sem ferrão presentes na região. Segundo a Embrapa, serão usadas caixas para a instalação de novas colônias locais, com o objetivo de formar uma coleção viva que represente a diversidade local desses insetos. Essas caixas, posteriormente, serão instaladas nas propriedades rurais. Até lá, os produtores serão capacitados para a atividade.

saiba mais

"É possível evitar uma catástrofe", avalia Paulo Artaxo

Reformar pastagens na Amazônia pode ser mais barato que desmatar, aponta estudo

 

"O projeto fará análises estatísticas periódicas dos materiais produzidos pelas abelhas nativas, como pólen e cera, e das resinas de plantas e árvores e partículas de solo que constituem a estrutura das colmeias. Essas análises pretendem investigar a qualidade sanitária destas colônias. As abelhas e seus produtos são considerados excelentes indicadores biológicos das condições ambientais", diz o comunicado.

Ainda segundo a Embrapa, o projeto prevê também a composição do chamado pasto apícola, locais onde as abelhas buscam seu alimento. Isso será feito com espécies florestais, com a intenção de promover a independência dos enxames, facilitar o manejo pelo produtor e melhorar as condições de saúde das colônias.

"A expectativa é que o projeto contribua para a melhoria da qualidade de vida e da manutenção da proteção ambiental já desenvolvida pelos produtores. Além disso, o projeto poderá ser replicado para uso das abelhas nativas em outros mananciais utilizados pela Sanepar para abastecimento e em áreas de preservação ambiental do Estado do Paraná", diz a Embrapa.
Source: Rural

Leave a Reply