Skip to main content

A largada da nova safra de grãos brasileira ocorrerá em meio a chuvas igual ou acima da média e calor, segundo prognóstico agroclimático para setembro, outubro e novembro divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A seguir, confira as projeções dos meteorologistas para cada região:

Norte

A previsão indica predomínio de chuvas acima da média em grande parte da área no trimestre, exceto no oeste da região amazônica, onde a tendência é de chuvas próximas à média. A temperatura média deverá prevalecer próxima e acima da climatologia do trimestre em grande parte da região, principalmente no sudoeste do Tocantins.

Quanto ao balanço hídrico no solo, a previsão é de déficit hídrico em grande parte da região em setembro e uma concentração desta área mais para o nordeste em outubro. Em novembro, deve haver o retorno de umidade para a parte centro-sul da região, com valores de até 60 mm de excedente hídrico no solo.

saiba mais

App oferece informações mais precisas sobre meteorologia para produtores rurais

 

Nordeste

Em grande parte da região, a previsão indica chuvas acima da média histórica. Na parte leste da região, existe a tendência das chuvas ficarem próximas a climatologia, diz o Inmet. As temperaturas devem predominar acima da média, principalmente no oeste da Bahia e no sul do Piauí.

A previsão do balanço hídrico no solo indica predomínio de déficit hídrico na parte norte da região, principalmente em áreas do centro do Piauí. Sobre a parte sul do Nordeste, há possibilidade de excedente hídrico, principalmente em novembro.

Centro-Oeste

A previsão indica tendência de precipitação acima da média nos Estados de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Para o Mato Grosso do Sul, ainda se prevê uma certa irregularidade das chuvas. As temperaturas devem ficar acima da média no trimestre em toda a região.

Áreas de deficiência hídrica para o solo são previstas para setembro e outubro, enquanto para novembro existe uma tendência de ocorrer excedentes hídricos em áreas isoladas.

Leia mais notícias sobre Tempo

Sudeste

São previstos volumes de chuva acima da faixa normal no centro-norte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já no sul de Minas Gerais e São Paulo, as chuvas devem permanecer próximas a média. A temperatura deve prevalecer próxima e acima da média do trimestre em grande parte da região, principalmente no noroeste de Minas Gerais.

A previsão aponta para condições de déficit hídrico no norte de Minas Gerais e noroeste de São Paulo em setembro e outubro. Porém, para novembro, existe uma tendencia de ocorrer excedentes hídricos em áreas isoladas da região.

saiba mais

Seca e crise hídrica têm relação direta com desmatamento na Amazônia

 

Sul

A previsão é de chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média em praticamente toda a região. Porém, existe a possibilidade de ocorrência de chuvas ligeiramente acima da média sobre o leste de Santa Catarina e Paraná.

A temperatura deverá prevalecer próxima à climatologia do período. Haverá, segundo o Inmnet, predomínio de excedente hídrico para o solo em praticamente toda região Sul, porém, existe uma tendência de redução dos valores de excedente para o final do trimestre.

Plantio das lavouras vai se intensificar nas próximas semanas (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 
Source: Rural

Leave a Reply