Skip to main content

A terça-feira (14/9) começou com temporais entre o norte gaúcho, sudoeste, sul e pontos do leste do Paraná, e Santa Catarina. Há registros de rajadas de vento de mais de 80 km/h nos três Estados do Sul, além de chance de mais queda de granizo.

Segundo a Climatempo, as condições são resultado de uma frente fria associada a um ciclone extratropical. Nas últimas 24 horas, cidades como Encruzilhada do Sul (RS) e Canguçu (RS), por exemplo, registraram 87,6mm e 83,4mm de chuva, respectivamente.

saiba mais

Frente fria avança pelo Sul e pode provocar ventos de até 120 km/h

 

Hoje, o tempo segue bastante carregado no Rio Grande do Sul, com risco de chuva volumosa, vendaval e até queda de granizo, principalmente nas regiões norte e noroeste. A Climatempo alerta que os volumes elevados podem transbordar rios e causar deslizamento de encostas.

Também há risco para temporais em Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná. A chuva  será bem significativa com altos acumulados e, mais uma vez, há potencial para queda de granizo, de acordo com a Climatempo.

Leia mais notícias sobre Tempo

Ainda estão previstas rajadas de vento por todo o interior do Paraná e de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Elas podem vir com forte intensidade em torno dos 50 a 70 km/h.

 

Previsão para a semana

Para esta semana, segundo boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores acumulados de chuva ocorrerão no Norte e no Sul do Brasil.

No Sul, as precipitações devem se concentrar no centro-norte do RS e no sul de SC, ficando na faixa de 80 a 150 mm. No Norte, ocorrerão principalmente no Amazonas e no oeste de Roraima e do Pará, variando entre 40 e 70 mm.

saiba mais

App oferece informações mais precisas sobre meteorologia para produtores rurais

 

Já no Centro-Oeste, não há previsão de chuva em grande parte da região, entretanto, os maiores acumulados previstos são inferiores a 10 mm nas áreas ao norte e oeste do Mato Grosso e ao sul do Mato Grosso do Sul.

No Nordeste e região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), não há previsão de chuva. Já no Sudeste, segundo o Inmet, os maiores acumulados podem ocorrer no sudeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e centro-sul de São Paulo, com volumes perto de 10 mm.

Mapa do Inmet com a previsão do tempo para a tarde desta terça-feira (14/9) (Foto: Inmet/Reprodução)

 
Source: Rural

Leave a Reply