Skip to main content

Deve voltar a chover de forma mais generalizada na região Sul no início da próxima semana, com o avanço de uma frente fria na região. E, entre o final de setembro e a primeira quinzena de outubro, a meteorologia indica o retorno à normalidade do regime de chuva em praticamente todas as regiões do Brasil, favorecendo o desenvolvimento de lavouras já plantadas e a semeadura de cultura da safra nova, informa a Rural Clima.

Em boletim divulgado pela internet, o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, destaca que a frente fria que avança pelo Sul do Brasil cria corredores de umidade, podendo levar até a volumes excessivos em algumas áreas do Rio Grande do Sul a partir da próxima segunda-feira (13/9). Pode chover também em algumas áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo, diz ele.

Regime de chuvas deve estar dentro da normalidade, favorecendo o planto da safra nova (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

Em boletim de monitoramento de condições de lavouras, divulgado na quinta-feira (9/9), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) avalia que o tempo mais chuvoso no Norte e no Sul e as temperaturas mais secas no Centro-oeste poderão facilitar o desenvolvimento e a colheita de culturas como trigo, algodão, milho e feijão.

No Centro-oeste, diz a Conab, apenas o sudoeste de Mato Grosso do Sul deve receber chuva, beneficiando o desenvolvimento de lavouras de trigo de sequeiro.  Nas demais áreas da região, o tempo tende a permanecer seco,  que, de acordo com os técnicos, será favorável à colheita da safrinha de milho, algodão, trigo irrigado e da terceira safra de feijão.

No Sudeste, a Conab informa que há indicativo de chuva para Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sudoeste de São Paulo. "O trigo em floração e enchimento de grãos será beneficiado com o reduzido volume de chuvas previstas. Por outro lado, a maturação e colheita de algodão e milho 2ª safra serão favorecidas com a pouca chuva prevista para o período."

saiba mais

Produção de milho deve aumentar cerca de 40% no RS na safra 2021/22

Última pesquisa para safra 2020/2021 confirma queda de 1,8% na produção de grãos

 

No Sul, deve chover em toda a região, diz o informe, condição favorável para o desenvolvimento das lavouras de trigo. "No Paraná, algumas regiões demandam chuvas mais volumosas para o bom desenvolvimento do trigo, mas, em outras, a pouca chuva deve favorecer a maturação e colheita do milho 2ª safra. São boas as condições previstas para o início da próxima safra", informa a Companhia.

Já para o Norte e Nordeste, a Conab destaca que a maior concentração de chuva é prevista para Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. J´ana região do Matopiba (confluência entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a tendência é de pouca chuva, o que, de acordo com os técnicos, traz boas condições para o final da maturação das lavouras de algodão e terceira safra de feijão.

Regularidade de chuvas

De acordo com a Rural Clima, o plantio da próxima safra deve encontrar condições favoráveis, com o retorno do regime de regularidade de chuvas entre o final de setembro e a primeira quinzena de outubro. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, pelo menos até o início da primavera, as chuvas devem estar mais concentradas no sul, com algumas ocorrências de forma irregular em São Paulo e Minas Gerais, com boas condições para lavouras de laranja, cana-de-açúcar e café.

Mais para o fim do mês, a umidade presente na região sul deve se conectar com a vinda da região amazônica, levando chuva para a área mais central do país. Deve, desta forma, chover em regiões produtoras de Goiás, Distrito Federal e mais áreas de Minas Gerais.

"Há possibilidade de que as chuvas comecem a ocorrer em grande parte do Brasil este ano, ainda que de forma irregular. Mas as condições começam a melhora em outubro", diz Santos, no boletim divulgado via internet.

saiba mais

USDA vê piora na qualidade das lavouras de milho e melhora nas de soja, nos EUA

 

Em sua avaliação, de forma geral, os modelos mostram a tendência de uma regime de chuvas dentro da normalidade. Uma condição bem diferente da vista na mesma época do ano passado, quando houve atraso no plantio da soja da safra 2020/2021, com consequências, inclusive, sobre a janela de plantio do milho de segunda safra.

"Em outubro, volumes de chuva se concentram mais nas faixas central e norte, com tempo mais seco no sul. As chuvas estão chegando, vão ocorrer. Neste ano, tendem a chegar dentro da normalidade em todas as regiões do Brasil", avalia Santos, destacando que essa condição deve favorecer o plantio da safra nova de soja no Centro-oeste.
Source: Rural

Leave a Reply