Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (6/9)

Mal da vaca louca

(Foto: GCom/Divulgação)

 

A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) publicou, nesta segunda-feira (6/9), a notificação enviada pelo Brasil sobre a confirmação de dois casos atípicos de mal da vaca louca no país, feita na última sexta-feira (3/9). Segundo a instituição, ambos os casos são fatos “isolados” e não representam risco à saúde humana ou animal.

Sete de Setembro

(Foto: Divulgação)

 

Depois da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja-MT), foi a vez da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) divulgar uma nota aberta com críticas ao Supremo Tribunal Federal e respaldo às manifestações marcadas para amanhã, 7 de setembro, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. “A Farsul manifesta seu apoio ao movimento cívico, pacífico, ordeiro e democrático de 7 de setembro, no sentido de que este sirva de momento para reflexão de todos os brasileiros, pois assim, sairemos mais maduros e unidos como povo, cientes de nossos papéis e deveres”, diz trecho da nota assinada pelo presidente da Farsul, Gedeão Pereira.

Busca e apreensão

(Foto: Reprodução/Website/Aprosoja-MT)

 

A Polícia Federal realizou nesta segunda-feira (6/9) uma operação de busca e apreensão na sede da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), disse a assessoria de imprensa da entidade confirmando publicação na mídia local. Segundo a Gazeta Digital, de Cuiabá, os policiais levaram dezenas de documentos, atendendo a uma decisão da Justiça.

Exportações

(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

A média diária de embarques de soja atingiu 252,46 mil toneladas na primeira semana de setembro, alta de 24,4% ante o mesmo mês completo do ano passado, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira, dando sequência ao movimento positivo de exportações visto em agosto.

Carne para a China

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

Importadores chineses de carne bovina disseram nesta segunda-feira que a suspensão das exportações do Brasil, seu principal fornecedor, por conta de dois casos de doença da vaca louca atípica, não teve impacto imediato no mercado, com alguns ainda fazendo compras em antecipação a uma rápida retomada do comércio. O Ministério da Agricultura confirmou no sábado a ocorrência no Brasil de dois casos atípicos da doença Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como "vaca louca", o que desencadeou a suspensão temporária de exportações de carne bovina para a China a partir desta data, como parte do cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre os dois países.

Agro é Delas

(Foto: Arquivo pessoal)

 

“Minhas gurias são muito mansas. Eu e minhas filhas lhes damos carinho e elas retribuem da mesma forma”, diz a pecuarista gaúcha e médica veterinária Desireé Hastenpflug Möller, de 33 anos, se referindo às 48 búfalas de cerca de 500 quilos que cria há três anos em sua fazenda em Itapuã, distrito de Viamão, a 50 quilômetros de Porto Alegre (RS). Na próxima quinta-feira, dia 9/9, em cerimônia na Expointer, em Esteio, ela vai se tornar a primeira mulher a assumir a presidência da Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu), que tem 43 anos e cerca de 60 associados.

Plantio de milho

(Foto: Getty Images)

 

A área plantada com milho verão da safra 2021/22 no Centro-Sul do Brasil chegou, na última quinta-feira, 2, a 10% do estimado para a temporada, ante 5% na semana anterior e 14% em igual período do ano passado, segundo a AgRural. "Os trabalhos seguem concentrados nos três Estados do Sul, como é tradicional nesta época do ano, e evoluíram bem no Rio Grande do Sul, onde as chuvas da última semana de agosto resultaram em bons níveis de umidade do solo", disse a consultoria em nota.

Crédito

(Foto: (Divulgação/BNDES))

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou, em circular, que suspendeu novos pedidos de financiamento de mais três linhas ligadas ao Plano Safra 2021/22. Desta vez, as linhas suspensas, e que contam com juros subsidiados, são Pronaf Custeio – exclusivamente para operações com taxa de juros prefixada de até 4,5% ao ano -; do Programa ABC (agricultura de baixo carbono), exclusivamente para operações com taxa de juros prefixada de até 7% ao ano, e, finalmente, do Pronamp Investimento (linha voltada ao médio produtor rural). A justificativa para a suspensão é "o nível de comprometimento dos recursos disponíveis" para os aludidos programas.

Clima e trutas

(Foto: Wikimedia Commons)

 

Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, demonstrou que trutas mantidas em temperaturas ligeiramente superiores às habituais durante a fase de desenvolvimento sexual foram capazes de transmitir tolerância térmica à próxima geração de peixes. A mudança, no entanto, causou prejuízos reprodutivos aos machos, levando a uma diminuição no número total de descendentes viáveis.

Rodeio beneficente

(Foto: PBR)

 

A equipe formada pelo americano Eli Vastbinder e pelos brasileiros Maurício Gulla Moreira e Claudio Montanha Jr. venceu o desafio beneficente do Air Force Reserve Cowboys for a Cause, disputado no último sábado (4/9) a bordo do porta-aviões USS Lexington Museum em Corpus Christi, no Texas. Os 24 peões que participaram da prova-exibição usando uma braçadeira memorial doaram os US$ 100 mil da premiação para a família do brasileiro Amadeu Campos Silva, que morreu no domingo, 29 de agosto, pisoteado pelo touro Classic Man em etapa da segunda divisão da Professional Bull Riders (PBR), em Fresno, na Califórnia.
Source: Rural

Leave a Reply